Skip to content

Efeitos adversos do leite

Todos sabem que o leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos desconhecem, é que a maioria de nós temos intolerância à lactose(estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à nossa saúde.

Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo nosso organismo, além disso, somos os únicos mamíferos a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.

Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao nosso organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro.

E já que o nível de magnésio no leite é 10 vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea. Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite. Pesquisas indicam populações idosas que consumiram leite toda a vida com osteoporose.

Vou aproveitar e falar, também, sobre os alimentos que ajudam a prevenir e amenizar os sintomas da gripe.

Existem alimentos que possuem nutrientes capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes – como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega 3). Se a pessoa já estiver gripada ou resfriada há também alimentos que ajudam a amenizar os sintomas.

A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que une o calor, que colabora na movimentação do muco, e um aminoácido chamado cisteína, encontrado na carne da galinha, que torna o muco menos espesso, o que ajuda a desobstruir os pulmões.

Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; e a mostarda e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma. Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *