Skip to content

Dor frequente nas costas pode ser alerta de problemas na coluna

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% dos adultos no mundo todo sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de uma crise ao longo da vida.

Causas

Entre os motivos para a dor nas costas ser tão comum estão:

  • sobrepeso,
  • sedentarismo,
  • má postura,
  • problemas musculares,
  • posição inadequada para dormir,
  • pequenas lesões,
  • o fato de o ser humano estar, geneticamente, programado para ter problemas de disco vertebral.

Se não for diagnosticado e tratado adequadamente, qualquer um desses fatores tende a trazer prejuízos que se acumulam gradualmente. O resultado? A coluna pode sofrer consequências graves.

Sintomas

De acordo com a Sociedade Americana da Dor, a dor lombar aguda, em geral, dura menos de quatro semanas e, normalmente, é autolimitada, ou seja, se cura sozinha. A dor subaguda dura de quatro a 12 semanas, enquanto a dor crônica persiste por mais de 12 semanas.

Tratamento

Em consulta a um ortopedista e na realização de exames físicos, é possível saber se a sua dor é uma lombalgia simples ou se trata de alguma peculiaridade que merece maior investigação.
De acordo com as diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, o tratamento para dor nas costas envolve várias vertentes, que variam de acordo com cada caso.
Em geral, são usados repouso, medicação analgésica e anti-inflamatória, medidas fisioterápicas (como aplicação de calor local e acupuntura) e até cirurgia.
Se você sofre frequentemente com dor nas costas, vale procurar um médico que atua na área de ortopedia e investigar o caso com mais detalhe.
Além do tratamento, o médico vai recomendar medidas individualizadas de prevenção que serão essenciais para a sua boa qualidade de vida.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *