Consumo de soja é garantia de muitos benefícios à saúde - Blog Unicpharma
ALIMENTOS ANTI ENVEJECIMIENTO  Page46 Image32

Consumo de soja é garantia de muitos benefícios à saúde

Apesar de boa parte da fama da soja girar em torno dos benefícios proporcionados às mulheres que passam pelo climatério, o grão surpreende também pelas demais características nutricionais que apresenta. A soja pertence ao grupo das leguminosas, o mesmo que inclui o feijão, a lentilha e o grão de bico. Ela é rica em proteínas, nutriente responsável por diversas funções do organismo, como reparação dos tecidos e formação de enzimas e hormônios , destaca a nutricionista, Roberta Stella.

No papel de aliado das mulheres, o grão entra em cena por causa da presença de isoflavonas em sua composição. Roberta explica que elas são um fitohormônio, ou seja, um hormônio de origem vegetal. As isoflavonas também são conhecidas como fitoestrógeno, atuando de forma semelhante ao estrógeno produzido pelas mulheres , completa. Isso significa que, com a ingestão de soja, sintomas característicos da menopausa, como ondas de calor, sudorese, insônia e irritabilidade, são amenizados.

A nutricionista funcional Daniela Jobst, lembra que a soja ainda ajuda na prevenção contra a osteoporose, outro mal que costuma atingir mulheres nesta etapa da vida. A prevenção acontece pois, além de conter o hormônio responsável pela síntese óssea, a soja é fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos.

Para que estes benefícios sejam notados, Roberta lembra que o consumo de soja não deve ocorrer somente no período do climatério ou quando a menopausa já passou. O hábito de ingerir a leguminosa deve participar de toda a vida da mulher , aconselha.

Roberta informa ainda que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é recomendado consumir 25 gramas diários de proteína de soja. Verifique o rótulo dos alimentos para saber a quantidade de proteína que ele apresenta. Um copo de 200 ml de bebida à base de soja, por exemplo, contém 5 gramas de proteínas. Para atingir a recomendação, portanto, são necessários cinco copos , esclarece.

Daniela afirma que atingir tal valor é mais fácil se o consumo de soja for dividido entre as refeições do dia. Dá para incluir leite de soja, tofu, queijo cottage de tofu e soja em grão em, pelo menos, três porções por dia , simplifica.

A nutricionista funcional conta que algumas pesquisas indicam que o baixo índice de mulheres com câncer de mama na população oriental é atribuído ao fato de as pessoas consumirem muita soja. As isoflavonas inibem a atividade da enzima que causa o crescimento das células cancerígenas , informa Daniela Jobst.

Motivos de sobra para pôr soja no cardápio
Partindo para as outras vantagens oferecidas pela ótima qualidade nutricional da soja, Roberta ressalta que não só as mulheres podem ser beneficiadas com o consumo. Crianças e homens também devem contar com a soja no cardápio , diz. Isso porque o grão oferece nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, minerais e vitaminas.

Além disso, a soja apresenta uma baixa quantidade de gorduras , aponta Roberta uma característica que chama a atenção de quem está de olho no ponteiro da balança e a quem se preocupa com a saúde. Em relação à quantidade de calorias, a nutricionista esclarece que os alimentos á base de soja contêm valor calórico semelhante às suas versões convencionais. Uma xícara de chá de leite desnatado apresenta, aproximadamente, 70 calorias. Enquanto a bebida à base de soja tem o mesmo valor , exemplifica.

A nuricionista alerta, no entanto, que os as fontes de soja não podem ser consumidos à vontade. Assim como os demais alimentos que apresentam calorias, a moderação precisa comandar o consumo. Ler os rótulos alimentícios é tarefa fundamental. Eles indicam se o alimento atende as necessidades do consumidor , ensina Roberta. Daniela Jobst frisa a importância dos rótulos, já que as calorias não são os fatores mais relevantes de um alimento, e sim, o que eles fornecem de bom para o organismo.

Segundo as nutricionistas, é aconselhável incluir um alimento à base de soja na dieta, diariamente. Monte um sanduíche com queijo de soja ou enriqueça o feijão com pasta de misso, usando-a como tempero , dá a dica Daniela. Roberta lembra que há várias opções de alimentos fontes de soja nos supermercados. O iogurte tradicional pode ser substituído pelo o que contém proteína de soja, a carne bovina trocada pela carne à base de proteína texturizada de soja, o leite de vaca pela bebida à base de soja, os sucos industrializados pelas bebidas de soja com frutas, o vinagre por molho de soja, as barrinhas de cereais pelas barras à base de soja, o amendoim por soja torrada, o queijo pelo tofu e até mesmo o chocolate pelo chocolate com soja . Tamanha versatilidade soma mais um motivo para você fazer da soja um participante freqüente no seu cardápio: ela evita a monotonia alimentar.

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *