Skip to content

Veja 4 consequências da pressão alta para saúde

O coração de um humano adulto pulsa cerca de 70 vezes por minuto. A cada batida, o sangue é empurrado pelas artérias, criando uma pressão sobre elas. Quando há alguma resistência que dificulta a passagem do sangue, surge a pressão alta — ou hipertensão.

Essa condição faz com que o coração precise trabalhar mais para empurrar o sangue por todo o corpo. Por isso, a pressão alta é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca ou o infarto do miocárdio.

Quer saber mais sobre a pressão alta e como suas consequências impactam no dia a dia de quem sofre com o problema? Continue lendo o nosso post!

Quando a pressão está alta?

Em adultos, a pressão média saudável é 120/80mmHg (lê-se 120 por 80 milímetros de mercúrio) — ou, simplesmente, 12 por 8. Algumas condições, como a prática de exercícios físicos, um susto ou medo podem elevar a pressão momentaneamente.

Ainda assim, quando a pressão está acima de 140/90mmHg, é preciso ligar o sinal de alerta. Um valor alto isolado não é suficiente para diagnosticar a hipertensão. Para que esse diagnóstico seja mais preciso, é necessário repetir a medida em dias distintos e sempre em repouso.

Alternativamente, com auxílio de um aparelho medidor, é possível acompanhar a variação da pressão por um período de 24 horas. Caso pressões superiores a 140/90mmHg se manifestem várias vezes ao longo do dia, a hipertensão é diagnosticada.

Quais são os fatores de risco para a pressão alta?

Muitas vezes, a pressão alta é herança de família. Além da genética, alguns distúrbios endócrinos e hábitos de vida pouco saudáveis também contribuem para o problema. Confira alguns deles:

  • excesso de peso;
  • dieta rica em sal;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • diabetes tipo 2;
  • estresse;
  • níveis altos de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Como a pressão alta afeta o dia a dia?

Muitas vezes, a hipertensão é tida como uma doença silenciosa — ou seja, nem sempre a pessoa percebe que tem pressão alta. Isso acontece, em parte, porque muitos dos sintomas dessa condição podem ser confundidos com outros problemas de saúde ou mesmo pode não sentir nada.

Conheça, agora, 4 consequências da pressão alta que podem dificultar a realização de atividades simples do nosso cotidiano.

1. Dores de cabeça ou na nuca

Dores na região da cabeça podem ter muitas causas. No paciente hipertenso descontrolado, ela pode se manifestar logo ao acordar ou quando há uma elevação súbita da pressão.

2. Tontura

Por comprometer a circulação sanguínea, a pressão alta pode causar uma disfunção no labirinto, o nosso centro de equilíbrio. Como consequência, surge a tontura, uma ilusão de movimento do próprio indivíduo ou do ambiente.

3. Visão turva

A hipertensão pode danificar os vasos sanguíneos da região ocular e causar problemas de visão. Quando o problema é descoberto no início, os danos podem ser revertidos a tempo.

4. Enjoos

Comuns em muitos problemas de saúde, os enjoos também podem ser uma consequência da hipertensão arterial. Nessa condição, o fluxo sanguíneo reduzido é o causador de náuseas e dores na barriga.

Todas essas consequências podem ser evitadas. Para isso, há dois caminhos a serem seguidos: prevenção e tratamento. Em ambos os casos, uma alimentação saudável e a prática de exercícios são medidas importantes para garantir o bem-estar.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *