Skip to content

Suplementos alimentares: 5 cuidados necessários para consumir

Os suplementos alimentares já são bastante conhecidos entre pessoas de todas as idades. Eles têm a função de complementar a nutrição do organismo e fazem parte da dieta de praticantes de esportes, atletas e pessoas que precisam seguir alguma dieta específica, seja para emagrecimento, em razão da idade ou por alguma doença.

Seus componentes têm a função de complementar as necessidades de macro e micronutrientes demandadas pelo organismo e nem sempre atingidas pela alimentação.

Existem diversos tipos de suplementos, tais como aminoácidos, ácidos graxos, proteínas, fibras, vitaminas e muito mais. Cada um com uma função e indicação específica, que deve ser muito bem avaliada por um profissional nutricionista

Cuidados antes de tomar os suplementos alimentares

Mesmo sendo benéfica e indicada para alguns casos, a suplementação alimentar deve ser feita com critério e certos cuidados. O consumo inadequado pode ser prejudicial à saúde e isso deve ser feito com um acompanhamento médico e nutricional, pois os suplementos não são indicados para todos os casos. Veja alguns exemplos de indivíduos que podem ter indicação para uso:

  • Atletas e praticantes de atividades físicas regulares;
  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Pessoas com dietas restritivas, como os vegetarianos;
  • Indivíduos com algum tipo de deficiência nutricional.

Como já dissemos, é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a complementar sua dieta com suplementos. Confira os principais pontos de atenção:

1. Consulte um nutricionista

Jamais decida tomar suplementos alimentares por conta própria. Por mais que haja bastante informação na internet sobre o assunto, apenas um profissional poderá indicar qual é o melhor tipo de suplementação para você. E o mais importante: um nutricionista poderá verificar seu histórico, seu quadro clínico e seus objetivos, para avaliar se você realmente tem indicação para uso de  determinados complementos. Muitas vezes, pequenos ajustes na sua dieta habitual já são suficientes para o que você precisa.

2. Respeite e conheça sua individualidade.

Provavelmente, você já ouviu histórias de pessoas diferentes que tomaram o mesmo suplemento, mas não obtiveram os mesmos resultados. Isso pode ocorrer porque nem todos os indivíduos têm necessariamente as mesmas respostas frente aos mesmos estímulos. Outro motivo pelo qual é importante consultar um profissional nutricionista.

3. Tenha uma boa alimentação

Os suplementos alimentares são apenas complementos para a alimentação. Portanto, se você não faz as refeições corretamente e não tem uma alimentação balanceada, a suplementação não tem indicação, não será efetiva, não trará os resultados esperados e poderá ser prejudicial para sua saúde.

4. Consuma os suplementos alimentares corretamente

É fundamental seguir as orientações do nutricionista rigorosamente, ingerindo os suplementos alimentares nas datas e horários indicados. Só assim você terá os resultados que deseja, seja na nutrição ou no desempenho para os treinos. Esse parece ser um mero detalhe, mas é muito importante, pois um consumo desregrado pode causar danos à saúde.

5. Não exceda a quantidade indicada

Além de atentar para os horários e dias indicados pelo nutricionista, nunca exceda a quantidade recomendada. Se ingerir um suplemento nos momentos inadequados não é bom para a saúde, imagina consumi-lo em quantidade exagerada. O efeito não será mais intenso e essa atitude pode causar sérios danos.

Com esses 5 direcionamentos, você vai poder realizar a complementação adequada e com mais critério e cautela para, então, conquistar os resultados que deseja.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *