Saiba como aumentar a expectativa de vida em 5 passos - Blog Unicpharma
159405 Saiba Como Aumentar A Expectativa De Vida Em X Passos

Saiba como aumentar a expectativa de vida em 5 passos

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde visando aumentar a expectativa de vida. Para isso, ter hábitos mais saudáveis é essencial.

Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e deixar os vícios — como o álcool e o cigarro — são maneiras de melhorar a qualidade de vida, assim como fazer exames de saúde e consultar o médico regularmente.

E não é necessário esperar até a velhice chegar para mudar de vida — você pode começar agora mesmo. Por isso, neste post, separamos algumas dicas de como aumentar a expectativa de vida. Confira!

1. Abandone os maus hábitos

Largar os maus costumes é o primeiro passo para recuperar a sua saúde e a de sua família, pois nós somos exemplos para os nossos filhos. Por esse motivo, o ideal é que as crianças reflitam os nossos bons hábitos.

O tabagismo e o excesso de consumo de álcool estão ligados a doenças cardiovasculares, respiratórias, no fígado e a alguns tipos de câncer. Esses vícios também prejudicam quem está à sua volta, pois a fumaça faz mal tanto para quem a respira quanto para quem fuma — e o alcoolismo pode trazer consequências desagradáveis.

2. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta adequada e equilibrada traz mais saúde, energia e bem-estar. Isso porque, tendo as suas necessidades nutricionais atendidas, o corpo trabalha corretamente e se torna mais funcional.

A seguir, trazemos algumas dicas de como melhorar a sua alimentação:

  • dê preferências às frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras — essenciais para várias atividades do metabolismo;
  • consuma carboidratos complexos, como cereais, pães e massas integrais, tubérculos e raízes, pois dão energia e preservam os nutrientes;
  • coma proteínas de carnes magras, leite e derivados desnatados, ovos e leguminosas — elas têm função de reparação dos tecidos e órgãos;
  • evite doces, processados, fast foods, gorduras, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Para um plano alimentar eficiente, procure um nutricionista e faça o acompanhamento com um profissional qualificado.

3. Pratique exercícios físicos

As atividades físicas, além de moldar um corpo mais bonito, melhoram o sistema cardiovascular, aumentam a massa magra, ajudam na perda de gordura corporal e dão mais disposição.

Outra grande vantagem é que os exercícios são responsáveis por substâncias que promovem sensações de prazer e relaxamento. Por isso, entre as diversas opções, escolha aquelas que mais fazem bem e pratique-as regularmente.

4. Faça exames

Fazer uma bateria de exames médicos — pelo menos uma vez ao ano — garante a prevenção de diversas doenças. É importante saber se está tudo bem com o seu corpo. Caso haja alguma alteração nos resultados, o médico deverá pedir exames complementares. Quanto antes o problema for descoberto, mais eficaz será o tratamento.

5. Visite o seu médico

O acompanhamento médico regular faz com que você tenha mais segurança em relação à sua saúde. Isso porque o seu médico o conhece, tem o seu histórico e fica atento a qualquer mudança no seu organismo, podendo orientá-lo da melhor maneira possível.

O médico é o seu maior aliado na busca pela qualidade de vida e longevidade. Portanto, não espere ficar doente para marcar uma consulta. Não são necessários grandes investimentos para aumentar a expectativa de vida — basta tomar as atitudes certas no dia a dia.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *