Skip to content

O que é caspa?

A caspa provoca o surgimento de escamas em forma de flocos brancos no couro cabeludo
A caspa é uma condição bastante comum que afeta quase metade da população mundial. Sua causa não é totalmente conhecida e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos como alergias, fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

Normalmente, a pele do couro cabeludo elimina por descamação as células velhas e esse processo nem chega a ser percebido, pois essas células são minúsculas. No entanto, quando há uma inflamação da pele do couro cabeludo, também chamada dermatite seborreica, a pessoa perde escamas em forma de flocos brancos ou caspa.
No entanto, a caspa e a dermatite seborreica não são a mesma coisa. A caspa é seca, enquanto a dermatite se apresenta úmida e tem maior gravidade. Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.

A caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica, embora possa provocar a queda de cabelos, ou seja, se a inflamação do couro cabeludo for de longa duração, pode levar à calvície. A caspa acomete igualmente homens e mulheres e afeta mais quem têm cabelo oleoso.
A presença de um fungo chamado malassezia – que cresce em áreas ricas em óleo como peito, rosto, região superior das costas e couro cabeludo – pode levar a uma maior incidência de caspa. Porém, seu papel no desenvolvimento desse tipo de problema de pele ainda não está totalmente claro.

Medidas de prevenção

  • Lavar o cabelo com água morna (não quente) e secá-los bem, com o secador.
  • Não arranhar o couro cabeludo com a unha. Na lavagem, massageá-lo por cinco minutos apenas com a polpa dos dedos.
  • Se os cabelos são oleosos, seguir uma alimentação com pouca ingestão de gorduras e açúcar.
  • Se possível, tomar sol pela manhã e no fim da tarde, já que os raios solares são um anti-inflamatório natural.

Tratamento

A caspa não tem cura definitiva, mas pode ser controlada com uso de xampus específicos, com princípios ativos como zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão e ácido salicílico.
Se a descamação for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo médico.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *