Skip to content

Você sabe o que é linfoma?

Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que atacam o sistema linfático, aquele que é responsável pela defesa do organismo. Pode acontecer em qualquer idade, mas tem maior incidência entre a infância e a adolescência e por volta dos 40 anos. Existe diferentes tipos de linfoma e, portanto, diferentes causas para o seu aparecimento.

Conheça causas e sintomas

O aparecimento de linfoma está relacionado a causas que vão desde infecções crônicas até fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos.

Os diversos tipos de linfoma têm comportamento e graus de agressividade diferentes. Eles são divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin, que ocorre em um tipo específico de célula, e linfoma de não-Hodgkin, que é mais comum e pode surgir em outras células do sistema linfático.

De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, o primeiro sinal é a presença de ínguas, portanto, conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar o problema. Alerta ligado se você sentir um caroço no pescoço, na virilha ou embaixo do braço, por exemplo. Rápida perda de peso e febre de origem indeterminada também podem ser sintomas de linfoma.

Como é o tratamento de linfoma?

Quanto mais cedo se busca ajuda, maiores são as chances de se ver livre da doença. Só um oncologista pode estabelecer o diagnóstico, definir o tipo de linfoma e a extensão da doença. Considerar esses fatores é essencial para definir as melhores estratégias de tratamento.

Ao contrário do que pode parecer por conta do aparecimento de caroços, o linfoma não é resolvido com cirurgia. Em geral, a doença é tratada com quimioterapia e/ou radioterapia e, de acordo com os especialistas, boa parte dos casos de linfoma é altamente curável.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *