O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
A doação de sangue vem crescendo no Brasil nos últimos anos, tendo uma queda por conta da pandemia de covid-19. Mas, algumas dúvidas dos aspirantes a doadores são frequentes e uma delas é referente a tatuagens e piercings, ou seja, essas pessoas podem doar sangue?
Primeiramente, para quem tem tatuagens a prazo é de um ano. Isso se dá pelo fato de no momento do procedimento, algum vírus ou bactéria pode penetrar sua corrente sanguínea. Logo, se você detém qualquer substância maléfica em seu sangue, passa diretamente para a pessoa que o recebe.
Enquanto isso, uma pessoa que tenha colocado um piercing, desde que não seja um piercing em região de mucosa, seja ela, mucosa oral, mucosa genital, pode. Nesses casos, para doar sangue deve ser feita a retirada dos piercings e a espera de 12 meses.
Além disso, em ambos os casos, quem colocou um piercing ou tatuagens, também deve esperar o prazo de 12 meses. Visto que é o tempo hábil para o organismo expulsar os vírus e bactérias do organismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, quem colocou piercings ou tatuagens antes deste período de 12 meses deve evitar a doação e ser sincero no momento da entrevista. Pois, insistir com a prática, pode prejudicar a pessoa que receber o sangue, ou seja, ao invés de ajudar, você estará atrapalhando.
Foto Destaque: Divulgação / Remove Tatto
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments