Skip to content

Quando foi seu último checkup cardiológico?

Você sabia que cerca de 30% das mortes são causadas por problemas cardiovasculares? (veja sobre selenio quelato aqui) E não é só no Brasil, não. É no mundo inteiro!
Por aí, já dá para ter ideia do quanto é importante estar atento a possíveis complicações cardíacas.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que pessoas com idade entre 30 e 40 anos devem fazer um checkup cardiológico a cada dois anos. Após os 40 anos, esse checkup deve ser anual.
Isso porque a maioria das doenças cardiovasculares não apresenta sintomas, ou seja, pode se instalar confortavelmente no organismo e só ser descoberta em estágios muito avançados.
Então, só um checkup cardiológico, feito regularmente, permite diagnosticar precocemente um problema que possa levar a complicações mais sérias lá na frente.
Quer conhecer essas complicações? Infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita estão entre elas.
Lembrando que quem tem histórico familiar de doenças como diabetes, hipertensão e níveis elevados do colesterol deve fazer o checkup cardiológico com mais frequência.

O que acontece no checkup cardiológico?

Antes de tudo, é feita uma avaliação bem ampla da saúde, com base em dados como sexo, idade, hábitos de vida, características individuais, familiares, ambientais e profissionais.
Então, são solicitados e realizados exames de sangue que vão medir colesterol, triglicérides, hormônios, pesquisar diabetes, anemia, função renal, hepática, etc.
Entre os exames cardiológicos estão eletrocardiograma, raio-x de tórax, ecocardiograma, teste ergométrico, M.A.P.A. ,Holter , cintilografia de perfusão miocárdica e angiotomografia das artérias coronárias. São esses que vão dizer de forma mais específica qual é a condição do coração.
Lembrando que o teste ergométrico é altamente recomendado para quem deseja iniciar atividades físicas.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *