Skip to content

Pressão baixa: saiba quais os riscos

É muito comum que a pressão alta seja alardeada com um grande risco para a saúde – o que é uma grande verdade. Mas a pressão baixa também pode ser um problema, especialmente quando é recorrente.
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão baixa ocorre quando os valores de medição são iguais ou inferiores a 9 por 6mm/Hg.
A pressão baixa pode ocorrer por conta de vários fatores, mas algumas doenças favorecem o seu aparecimento. Exemplos: infarto do coração, embolia pulmonar, diabetes e problemas na tireoide.
Algumas situações também podem deixar a pressão baixa, como é o caso de gestação, baixo nível de açúcar no sangue, desidratação, insolação, febre, vômito, diarreia severa, uso de diuréticos, exercícios extenuantes, grande perda de sangue, alergias e anemia.
Tontura, visão embaçada, perda de energia, náusea, cansaço sem motivo, falta de concentração e até desmaio estão entre os sintomas de pressão baixa.
Se um ou mais deles acontecem com frequência no seu dia-a-dia, passou da hora de procurar um médico para avaliação clínica completa.
Além do risco de sofrer acidentes por conta de desmaios, deixar de tratar a pressão baixa pode impedir o diagnóstico de doenças de base, como as mencionadas anteriormente. Então, não adie sua consulta!
Em geral, o tratamento para pressão baixa é bem simples e pede adequação de dieta, maior ingestão de líquidos, revisão de medicamentos já consumidos e prática regular de exercícios.
Sentiu que a sua pressão está caindo? Tente manter a calma e respirar profundamente e com pausas. Procure ingerir água e, em dias mais quentes ou casos de insolação, despejar um pouco de água na nuca. Se sentir que vai desmaiar, acomode-se em local seguro e peça ajuda para não sofrer acidentes.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *