O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Porque surgem cravos na pele
Entre as principais causas do aparecimento de cravos estão a oleosidade da pele e as alterações hormonais
Em geral, os pontinhos pretos – também chamados de comedões – aparecem, principalmente, na zona T do rosto: testa, nariz e queixo, além do colo e das costas. Eles surgem por causa de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, que ficam obstruídos por oleosidade e células mortas da pele.
As causas do aparecimento dos cravos podem ser oleosidade e alterações hormonais. Poluição, produtos removidos de forma incorreta também provocam esse tipo de problema cutâneo. Em pessoas com tendência à acne, os comedões são a lesão primária, evoluindo, posteriormente, para as espinhas.
Peles oleosas são mais suscetíveis ao surgimento de cravos. Mas, as mistas e normais não estão livres e podem ser afetadas em casos de alteração hormonal. Os comedões são comuns na adolescência ou em função de doenças que provocam alterações hormonais como, por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos.
A exposição solar excessiva causa a quebra de fibras elásticas da pele e aparecimento de cravos, em geral, ao redor dos olhos e na testa. Além disso, eles podem surgir pelo uso de produtos oleosos na pele como cremes cosméticos, hidratantes, protetores solares, óleos e corticoides.
Cuidados preventivos
Começam com uma higiene adequada com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele acneica ou oleosa. A limpeza excessiva é prejudicial à pele, pois causa irritação, o que pode piorar ainda mais as lesões. Uso de esfoliantes e indicações de procedimentos como peelings devem ser feitos com orientação de um médico dermatologista.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments