Skip to content

Ouvido tampado pode ser sinal de inflamação

Chamadas de otites, as inflamações são acompanhadas de secreção que entope o ouvido
Quando estamos em uma viagem de avião, a pressão do ar muda de acordo com a altitude da aeronave, e uma reação muito comum do nosso corpo é a sensação incômoda de ouvido tampado. Nesse caso, ela é resolvida facilmente quando retornamos ao solo. Porém, em nosso dia a dia comum, essa sensação pode ser, na verdade, um sintoma de inflamação.

As otites

São conhecidas por otites as inflamações do ouvido, que têm em comum a sensação de ouvido tampado como um dos sinais de alerta. Existem diferentes tipos de otites, a depender da região acometida.
A otite externa é aquela que afeta o canal auditivo e seus sintomas mais frequentes são a dor de ouvido e/ou coceira, vermelhidão, descamação e presença de secreção, que faz parecer que o ouvido está entupido e pode diminuir a capacidade auditiva durante o ciclo da doença.
Está diretamente ligada ao uso excessivo de objetos para limpeza do ouvido e ao ato de coçar o local, que podem resultar em lesões por onde micro-organismos infecciosos penetram. A condição é muito comum após banhos de mar, piscina e outros, pois o mergulho pode levar a água contaminada para dentro do canal.
Já a otite média, mais frequente em crianças de até 2 anos de idade, acomete a região de dentro do tímpano e é uma infecção causada por bactérias e vírus, associada a resfriados, gripes, infecções na garganta ou respiratórias.
Seus sintomas são mais graves, incluindo uma dor muito forte na região, quadros febris, falta de apetite e também saída de secreção no local. Deve ser tratada com urgência, pois pode romper a membrana do tímpano e levar à perda parcial ou total da audição.

Como agir?

Antes de tudo, esqueça os remédios caseiros e as crenças populares. Cutucar o ouvido repetidamente, pingar gotas de álcool, óleo quente ou qualquer outro líquido no canal auditivo, além de não ajudar a desentupir, pode piorar o quadro ou ser o fator que desencadeia a infecção.
Se a sensação de ouvido tampado é contínua e/ou vem acompanhada dos outros sintomas citados acima, é essencial procurar ajuda médica imediatamente para um tratamento adequado.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *