Skip to content

O que é olho de peixe?

Também chamado de verruga plantar – por surgir na região da planta dos pés -, o olho de peixe é uma infecção viral benigna causada pelo papiloma vírus humano (HPV). As verrugas formam uma pequena lesão arredondada, áspera e dura, caracterizada por uma elevação na pele e um pontilhado escuro no meio, que parece muito com olho de peixe.

A verruga pode apresentar-se profunda e normalmente dolorosa (mirmecia) ou desenvolver-se mais na superfície da pele, formando placas (verruga em mosaico) e ser menos dolorida.

O aparecimento do olho de peixe é mais comum em áreas de impacto e trauma – como a sola dos pés -, onde pode haver pequenas rachaduras, fissuras e cortes, o que facilita a penetração do vírus na pele, além de ser uma região do corpo com maior contato externo.

A transmissão do HPV se dá pelo contato direto com pessoas ou objetos que estejam infectados. Por isso, recomenda-se evitar andar descalço em locais públicos e úmidos contaminados como piscinas, clubes, academias de ginástica e vestiários.
Pessoas com baixa imunidade são mais vulneráveis ao aparecimento do olho de peixe. Por isso, também recomenda-se evitar o estresse e cuidar da alimentação com um dieta saudável e equilibrada, com frutas, verduras e carnes magras, para fortalecimento do sistema imunológico.

Cuidados

– Não manipule ou arranque as verrugas. O trauma local pode aumentar o risco de infecções com surgimento de novas lesões.
– Não use métodos caseiros de congelamento de verrugas. Além de ineficazes, podem causar úlceras, bolhas e feridas na pele.

– Se notar uma lesão nova na pele, consulte um dermatologista.

– Mantenha os pés limpos e secos (limpe bem a pele entre os dedos).
– Não partilhe toalhas, meias ou calçados.
– Evite usar sapatos sem meias.
– Use proteção ou lave bem as mãos depois de tocar nas verrugas.
– Tome banho depois da praia.

Como tratar

Normalmente, as verrugas tendem a desaparecer de forma espontânea em alguns meses ou podem persistir por anos. Os tratamentos incluem:

– Crioterapia: aplicação de nitrogênio líquido diretamente na verruga.
– Laserterapia: o método interrompe a corrente sanguínea que alimenta o olho de pé.
– Químicos: com uso local de produtos à base de ácido salicílico e ácido tricloroacético, por exemplo.
– Cirurgia: para remoção da verruga.
– Imunoterapia: use de medicação para estimular o sistema imunológico.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *