Skip to content
O que é a ventosaterapia e como ela pode te ajudar

A ventosaterapia é uma antiga prática de cura encontrada nas culturas chinesa, egípcia e do Oriente Médio. No entanto, seu uso tem aumentado constantemente em toda a comunidade de fitness como uma ferramenta de recuperação. A ventosaterapia é um tratamento em que um indivíduo aplica ventosas pressurizadas na pele por meio de calor ou sucção para tentar aumentar o fluxo sanguíneo periférico, reduzir a dor, desintoxicar o corpo, eliminar enxaquecas, tratar acne, diminuir o colesterol e aumentar a imunidade.

Existem dois tipos principais de ventosa: seca e úmida. A primeira etapa da ventosa seca e úmida é a mesma. O terapeuta colocará uma substância inflamável, como álcool, no copo e acenderá o fogo. À medida que o fogo se apaga, o terapeuta colocará o copo na sua pele para criar um vácuo. O copo permanece por três a cinco minutos para puxar o sangue para a superfície da pele. Na ventosa úmida, o terapeuta continuará o tratamento removendo a ventosa e aplicando cortes superficiais ou uma punção com agulha na pele afetada. O terapeuta aplicará uma segunda rodada de sucção para extrair uma pequena quantidade de sangue.

Os médicos tradicionais que praticam a medicina do ‘estilo ocidental’ afirmam que não há pesquisas científicas definitivas que comprovem a eficácia da ventosaterapia, nem há qualquer mecanismo identificável para seus benefícios. Enquanto os praticantes da medicina tradicional do ‘estilo oriental’ citarão os mais de 2.000 anos de aplicação prática e sua abordagem holística para o bem-estar.

Talvez a ventosaterapia possa ser explicada por um efeito global de alguns ou de todos os mecanismos propostos a seguir, mas mais pesquisas precisam ser realizadas para uma prova definitiva. A teoria da modulação imunológica sugere que a alteração do microambiente da pele modula os sinais biológicos para ativar o sistema imunológico neuroendócrino. A teoria genética sugere que o estresse mecânico e oxidativo na pele ativa e inibe a expressão gênica. A teoria Pain-Gate sugere que causar dor em uma área pode aliviar a dor em diferentes áreas. A teoria do óxido nítrico sugere que a ventosa libera NO para promover vasodilatação e mediação do fluxo sanguíneo. Na terapia de ventosa úmida, as escarificações superficiais podem ativar um efeito de cicatrização de feridas em cascata.

Houve estudos clínicos sobre os efeitos da ventosaterapia. No entanto, é difícil realizar um estudo científico de alta qualidade, porque é quase impossível conduzir um ensaio duplo-cego controlado por placebo, no qual nem o paciente nem o pesquisador sabem qual tratamento (real ou placebo) foi dado a um estudo sujeito.

Em uma revisão de 135 ensaios clínicos randomizados, os autores descobriram que a maioria dos estudos sobre ventosaterapia tinha baixo rigor científico metodológico. A maioria dos estudos envolveu a cura de acne e erupções cutâneas. 85% dos estudos tinham uma alta probabilidade de viés. Muitos desses estudos combinaram vários tratamentos em vez de focar apenas na ventosa. Em outro exame de 75 ensaios clínicos randomizados envolvendo o uso de ventosas para aliviar a dor no pescoço, os autores descobriram que as ventosas tiveram alguns benefícios significativos na mitigação da dor de curto prazo semelhante à acupuntura. Um estudo pequeno, mas bem desenhado, descobriu que a terapia com ventosas úmidas foi capaz de remover oxidantes e diminuir o estresse oxidativo e teve benefícios semelhantes à doação de sangue.

Embora a terapia com ventosas seja relativamente segura, com efeitos colaterais raros. Pode causar descolorações da pele que duram vários dias. Também pode causar beliscões desconfortáveis ​​devido à sucção. Na ventosa úmida, pode até haver formações de cicatrizes. Outros efeitos adversos incluem dor de cabeça, tontura, tensão muscular, náusea, infecção de pele ou dor no local da ventosa.

A ventosaterapia é um tópico controverso, mas é uma terapia barata, não invasiva e geralmente de baixo risco que pode ser facilmente adicionada ao seu arsenal de tratamentos de promoção da saúde, especialmente quando combinado com acupuntura, acupressão e/ou massagem. No entanto, se você não tiver certeza sobre sua eficácia científica, deverá esperar até que pesquisas adicionais determinem uma resposta mais concreta antes de se submeter à terapia.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *