Skip to content
Meditação de concentração: o que é?

A meditação é uma abordagem para treinar a mente, semelhante à forma como o condicionamento físico é uma abordagem para treinar o corpo. Mas existem muitas técnicas de meditação – então, como você aprende a meditar?

Na tradição budista, a palavra ‘meditação’ é equivalente a uma palavra como ‘esportes’ nos Estados Unidos. É uma família de atividades, não uma única coisa.

É extremamente difícil para um iniciante sentar-se por horas e pensar em nada ou ter uma “mente vazia”. Temos algumas ferramentas, como um DVD de meditação para iniciantes ou uma faixa para a cabeça com sensoriamento cerebral para ajudá-lo neste processo quando você está apenas começando a aprender a melhor forma de meditar.

Em geral, a maneira mais fácil de começar a meditar é focalizando a respiração. Um exemplo de uma das abordagens mais comuns de meditação é a concentração.

MEDITAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO

Em suma, a meditação de concentração envolve focar em um único ponto. Isso pode envolver seguir a respiração, repetir uma única palavra ou mantra, olhar para a chama de uma vela, ouvir um gongo repetitivo ou contar contas em um mala. Visto que focar a mente é um desafio, um iniciante pode meditar por apenas alguns minutos e depois trabalhar por períodos mais longos.

Assim, nessa forma, você simplesmente recoloca sua atenção no objeto de atenção escolhido cada vez que percebe que sua mente está divagando. Em vez de seguir pensamentos aleatórios, você simplesmente os deixa ir. Por meio desse processo, sua capacidade de concentração melhora.

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *