Skip to content
causas do mau hálito

Você sabia que existem mais de 40 causas do mau hálito conhecidas e diagnosticadas pelos médicos especializados? Apesar da grande quantidade de motivos para causar a halitose (nome técnico para o odor no hálito), a maioria dos casos acontece por causa de algumas poucas razões, algumas facilmente prevenidas.

Se você sofre com a halitose e quer resolver o problema, confira a seguir as principais causas do mau hálito e como solucioná-las!

A saburra é uma das principais causas do mau hálito

Segundo estudos, 60% dos casos de mau hálito acontecem por causa da saburra da lingual. A saburra é uma placa bacteriana normalmente que se desenvolve quando estamos com baixa produção de saliva.

Existem muitos motivos para a saburra acontecer, desde uma tendência natural de certas pessoas até má higiene dental ou desidratação por uma dieta deficiente em líquidos. O importante é saber que a saburra é composta por  bactérias e que soluções antibacterianas ajudam a tratar o problema.

Uma higiene dental ruim contribui para o mau hálito

A segunda causa mais comum para o mau hálito é uma higiene dental deficitária. Ou seja: não escovar os dentes da maneira correta ou com a frequência desejada pode causar a halitose. São muitas as razões para isso. Por exemplo, não escovar os dentes corretamente faz com que pequenos pedaços de comida fiquem acumulados nos dentes.

Esses alimentos, por sua vez, são digeridos pelas bactérias da boca, que emitem enxofre no processo (o que causa o mau hálito). Como há alimento em excesso, as bactérias se desenvolvem mais e formam tanto a saburra, como a placa bacteriana que prejudica os dentes, piorando o problema.

Por isso, é importante escovar os dentes sempre após as refeições, seguindo as instruções do dentista e buscando alcançar cada vão dos dentes, inclusive com um fio dental. Além disso, opte por uma escova que tenha um limpador lingual para remover a saburra durante a escovação.

Doenças dentais causam odor ruim na boca

Doenças dentais e na gengiva também contribuem para a formação de halitose. Por exemplo, se você não escovar os dentes na medida correta, a placa bacteriana se desenvolve em tártaro que pode irritar as gengivas ou causar pequenos buracos que servem para acumular comida e bactérias. O resto você já sabe como funciona, não é mesmo?

Além disso, cáries também contribuem muito para o mau hálito, então é importante prevenir que elas apareçam, consumindo menos açúcar e escovando bem os dentes.

Comidas e bebidas específicas pode causar mau hálito

Comer certos alimentos, como cebola ou alho, e beber determinados líquidos, como o café, estão entre as principais causas de mau hálito. A razão disso é simples: esses alimentos soltam alguns óleos no estômago, durante a digestão. Esses óleos viajam até o pulmão, pela corrente sanguínea.

Uma vez no pulmão, os óleos contaminam o ar que passa por ali, levando o odor para fora do corpo pela boca. Os efeitos negativos desses alimentos no hálito podem durar até 72 horas. Portanto, consuma-os com moderação.

Essas são as principais causas do mau hálito, mas não são as únicas. Doenças como a diabetes e refluxo gastroesofágico, além de hipoglicemia, tabagismo, estresse e jejum prolongado, também causam halitose. Medidas de higiene básicas ajudam a controlar o problema, porém, se não notar melhoras, você deve consultar um médico.

Gostou de conhecer as causas do mau hálito? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos sobre saúde!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *