Saiba mais o que é o TDAH e confira alguns sinais para ficar de olho e saber se você realmente possui essa condição
O mundo da doação de sangue é belo e ajuda a salvar muitas vidas. Assim, se você entrou neste post para tirar dúvidas e se encorajar a doar, separamos algumas dicas para você. Mas, antes de começar, vai uma dica extra: não precisa estar em jejum para doar sangue. Essa prática serve somente para exames de sangue. Dito isso, veja 5 passos fundamentais antes de doar sangue.
Você precisa se cadastrar
Antes de mais nada, para se tornar um doador, na recepção é realizado um cadastro com seus dados pessoais. Portanto, no dia da doação, leve um documento oficial com foto.
Triagem Hematológica
Logo depois do cadastro, se passa pelo teste de hemoglobina, que serve para identificar se o aspirante a doador tem anemia. Além disso, são vistos os sinais vitais (frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura), para confirmar se está apto para a doação .
Triagem Clínica
Um profissional faz uma entrevista com o possível doador, onde avalia seus hábitos comportamentais e como anda seu rendimento de saúde. Dessa maneira, o entrevistador confere se há segurança para o doador e doado, além de confirmar a quantidade que pode de sangue a ser coletada.
Coleta de Sangue
Como resultado, após as triagens, está tudo pronto para a coleta de sangue. Assim, o doador fica em uma cadeira, em uma pose semi-sentado. Ademais, uma veia de um dos braços é puncionada e a coleta é realizada numa bolsa plástica que contém uma solução anticoagulante. Posteriormente, uma amostra é coletada e encaminhada para exames de triagem sorológica.
Hora de Lanchar
Por fim, o ideal é buscar um lanche para suprir as necessidades nutricionais de seu corpo. Dessa forma, o mais recomendado é uma refeição líquida, mas não deixe de se alimentar.
Agora não perca tempo! Os postos de doação estão funcionando, mesmo com a pandemia, mantendo todas as orientações de prevenção. Doe!
Foto Destaque: Divulgação/Unicep
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
[…] você não tem dúvidas, certo? Se perdeu o medo e agora quer doar, confira nosso post sobre as 5 coisas que você precisa saber antes de doar sangue. Além disso, você pode entrar no grupo da Stephanne clicando […]
[…] Blog Unic você já aprendeu as cinco passos fundamentais antes de doar sangue e a importância de se tornar um doador. Agora, vamos solucionar uma das maiores dúvidas: doar […]