Skip to content

5 causas comuns de dor no pé

Depois de um dia longo de trabalho, o que mais queremos é tirar os sapatos e descansar, não é mesmo? Muitas vezes, os calçados são os principais vilões da dor no pé. No entanto, em alguns casos, esse incômodo pode ser sinal de que há algo errado com esse membro do corpo.
Veja a seguir cinco condições que podem provocar dor nos pés:

1 – Fascite plantar
A fascite plantar é inflamação de um ligamento grosso, chamado fáscia plantar, que corre ao longo da planta do pé, indo do fundo do osso do calcanhar aos dedos dos pés. A sensação é de que o arco do pé está rasgando.
Pessoas com formas inflamatórias de artrite, como artrite reumatóide, espondilite anquilosante ou artrite reativa, bem como aqueles com fibromialgia, são mais propensos a desenvolver fascite plantar. Outras causas incluem excesso de peso, ficar muito tempo em pé, ter pés demasiado altos ou muito planos, ou usar sapatos desconfortáveis e com sola dura.

2 – Esporão de calcâneo
Quando a fascite plantar permanece por um longo período de tempo, pode levar à formação de um depósito de cálcio, chamado de esporão de calcâneo, onde o início do tecido da fáscia se conecta ao osso do calcanhar. Em alguns casos, o esporão de calcâneo causa dor ao caminhar, principalmente pelo processo inflamatório causado ao redor desta formação óssea anormal.

3 – Tendinopatia do tendão calcâneo
O tendão calcâneo, mais conhecido como tendão de Aquiles, pode ser acometido por um processo inflamatório agudo ou crônico conhecido como tendinopatia ou tendinose do tendão calcâneo. Normalmente o sintoma é de dor e rigidez, principalmente pela manhã nas primeiras pisadas, e que alivia com início das atividades.
As principais causas são praticar exercícios sem aquecimento ou alongamento adequado, aumento da atividade física e do rendimento sem orientação profissional adequada, como aumentar a velocidade da corrida nos treinos e incluir subidas nos treinos de forma abrupta.

4 – Fraturas
Qualquer um dos 28 ossos do pé pode ser quebrado. Colisões, quedas, acidentes automobilísticos, deixar cair um peso em cima do pé ou até mesmo atividade física intensa sem orientação profissional, por exemplo, podem provocar fraturas.

5 – Joanetes
O joanete é uma deformidade comum em que a base do dedão está alargada. A pele sobre a articulação pode ficar vermelha e macia. A caminhada pode ser dolorosa e o dedão pode se inclinar ou se mover sob seu segundo dedo do pé. O segundo dedo do pé, por sua vez, pode sobrepor o seu terceiro dedo, causando dor e deformidade em todo o pé.
Nove entre 10 joanetes ocorrem em mulheres e podem ser causados ​​pelo uso de sapatos estreitos ou saltos altos.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *