Skip to content

4 doenças que acometem a língua

Fique atento às mudanças de cores e/ou aspectos do órgão

A língua é um órgão no qual não estamos acostumados a pensar com frequência. Nos lembramos dela apenas em momentos de dor, como, por exemplo, quando acidentalmente a mordemos no processo de mastigação, ou de prazer, ao degustar uma boa comida ou ao beijar alguém que gostamos.
Mas, como qualquer outra parte do nosso corpo, ela pode ser afetada por condições de saúde e também precisa de atenção. Conheça algumas patologias que afetam a língua.
Carências de vitaminas
A nossa língua é diretamente afetada quando nosso corpo sofre de carências vitamínicas. A falta das vitaminas do complexo B podem deixar a língua bem avermelhada, inchada, inflamada e até causar lesões no local. Quando o paciente já está anêmico, a língua pode ficar lisa e passar a sensação de que arde ou queima na hora de comer.
Aftas e Estomatite Aftosa
As aftas são lesões vesículo-ulcerosas e se manifestam, em sua maioria, de forma simples, associadas à acidez gástrica. Apesar de muito doloridas, costumam desaparecer sozinhas e não apresentam maiores complicações.
Já no caso da estomatite aftosa, essas lesões na língua são recorrentes e muito mais numerosas, o que pode até afetar a mastigação e o ato de engolir o alimento. A doença também pode provocar febre, mal-estar e mau hálito. 
Candidíase oral (sapinho)
Comumente, sempre associamos a candidíase às áreas genitais, mas isso é porque muita gente ainda não sabe que o famoso “sapinho” é, na verdade, a infecção fúngica da candidíase na forma oral (ou bucal). A doença pode se manifestar de diferentes modos, mas em quase todas acomete a língua. 
Entre as possíveis manifestações da doença nesse órgão estão áreas avermelhadas e atrofiadas que causam ardência ou então uma área avermelhada simétrica, plana ou com lóbulos, e indolor. A presença de placas pastosas brancas ou amareladas são comuns quando o paciente é portador de HIV.
Câncer de boca
É considerado câncer de boca os tumores que afetam os lábios e qualquer parte do interior da cavidade oral, sendo um dos locais mais comuns a língua. Nela, os sinais são placas vermelhas ou brancas, que também podem estar nas gengivas, céu da boca e parte interna das bochechas.
Rouquidão constante, nódulos no pescoço e, quando mais avançada, dificuldade de mastigar, engolir e falar são outros sintomas da condição. E vale ressaltar ainda que a presença de lesões que não se curam na base da língua (parte de trás) pode ser sinal de outro câncer, o orofaríngeo (garganta).

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *