O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
12 fatos que você precisa saber sobre obesidade
Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos
- Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos. Além de reduzir a qualidade de vida, pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.
- Brasileiros atingem maior índice de obesidade nos últimos treze anos. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018.
- Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, as mulheres apresentam obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.
- De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas engordam por quatro motivos: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las.
- A pessoa tem maior tendência a engordar e menor capacidade de emagrecer quanto menor for a sua capacidade de queimar as gorduras. Fatores genéticos têm grande influência na determinação dessa condição.
- Existem diversos tipos de obesidade quanto à distribuição de gordura. Os mais característicos são o que dá ao corpo o formato de uma maçã (mais comum em homens) e o que torna o corpo parecido com uma pera, fino em cima e largo nos quadris e nas coxas (mais comum em mulheres).
- A obesidade em forma de maçã está associada a doenças como o diabetes não dependente de insulina e as doenças cardiovasculares. A obesidade em forma de pera está associada a celulite e varizes, além de problemas de pele e ortopédicos.
- Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, alerta ligado! Esse tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade.
- A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a medida igual ou superior a 94cm em homens e 80cm em mulheres, já aumenta o risco de doenças ligadas ao coração.
- O tratamento da obesidade varia de acordo com a gravidade da doença. Em alguns casos, são necessários medicamentos ou até mesmo intervenções cirúrgicas. Mas existem recomendações gerais adequadas para a grande maioria dos obesos: educação alimentar e prática regular de atividade física.
- O Guia Alimentar para a População Brasileira é um importante orientador de escolhas mais adequadas e saudáveis, baseado principalmente no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. As informações também são úteis para a prevenção e controle da obesidade.
- Os profissionais de saúde que podem ajudar você a prevenir e tratar a obesidade são o endocrinologista, o nutricionista e o educador físico.
[…] o sedentarismo é considerado “a doença do milênio” porque o aumento da obesidade global está associado ao aumento das taxas de sedentarismo na […]