Skip to content
Caminhada: dicas importantes para os iniciantes

Quando você está começando a fazer caminhadas, pode parecer um pouco frustrante e assustador sair ao ar livre. Como você pode saber que tem tudo o que precisa e com quais caminhadas você deve começar? Isso pode até afastá-lo de sua primeira expedição de caminhada.

Há tantos benefícios incríveis da caminhada, tanto física quanto mentalmente, que se você estiver adiando por um tempo, depois de ler este guia de caminhada para iniciantes, não há boas desculpas para não começar.

Como um caminhante experiente, reuni as principais dicas de caminhada para iniciantes, para que você também possa chegar lá com confiança. É tudo sobre dar o primeiro passo para fora da sua zona de conforto e eu prometo que você ficará viciado!

Não há melhor maneira de passar um dia do que passear na natureza e, à medida que você se sentir mais confortável, enfrentará desafios cada vez maiores. Mas vamos começar pequeno por enquanto.

Dicas de caminhada para iniciantes

Vamos dar uma olhada nas principais dicas para caminhantes iniciantes, para que você possa percorrer confortavelmente essas trilhas e aproveitar todos os benefícios incríveis agora mesmo!

Não deixe nenhum rastro

Você provavelmente já ouviu esse termo antes, e é uma das coisas mais importantes que todo caminhante faz.

Somos todos responsáveis ​​pelos espaços naturais que usamos, para preservá-los e a vida selvagem. Mas também para prestar respeito aos companheiros de caminhada. 

  • Planeje com antecedência e prepare-se
  • Viaje e acampe em superfícies duráveis
  • Descarte os resíduos adequadamente (incluindo restos de frutas)
  • Deixe o que você encontrar
  • Minimize os impactos da fogueira
  • Respeite a vida selvagem
  • Seja atencioso com os outros

É principalmente senso comum, mas acho que todos podemos ser lembrados sobre eles.

Comece com uma caminhada fácil

Quando você começa, é uma boa ideia começar com uma caminhada fácil, de preferência em uma área com a qual você já se sinta confortável. Pode ser nos arredores da cidade em que você mora ou apenas nas colinas de sua casa, se você mora perto da natureza.

Caminhadas de 2 a 3 horas, fáceis de caminhar e bem sinalizadas, são trilhas perfeitas para iniciantes. Eu evitaria caminhadas técnicas e caminhos íngremes e escorregadios antes de você ficar mais confortável nas trilhas.

Você também deve considerar seu nível de condicionamento físico. Se você está geralmente em forma, pode começar com colinas mais íngremes e caminhadas mais longas do que se não fizer nenhum exercício há anos.

Comece cedo

Como mencionado acima, você pode usar mais tempo quando começar a caminhar. Iniciantes costumam usar mais tempo por diferentes razões.

Se você não estiver em forma, provavelmente fará muitas pausas e talvez até caminhe mais devagar antes de trabalhar os músculos das pernas e a capacidade de estocada. A boa notícia, porém, é que você notará uma enorme diferença logo após algumas caminhadas.

Como iniciante em caminhadas, você também pode passar mais tempo navegando pela trilha enquanto se acostuma a caminhar em diferentes terrenos. Isso também é algo que você aprenderá mais rápido do que acredita.

Portanto, certifique-se de começar cedo pela manhã para não ter que voltar correndo antes de escurecer. Você não quer usar seu farol no caminho de volta em suas primeiras caminhadas. Antes de chegar a isso, você quer ficar mais confortável ao ar livre. Com isso dito, você deve sempre trazer um farol em seu kit de emergência para o caso. Mas voltarei a isso mais tarde.

Confira a previsão do tempo

Esta não é apenas uma dica super importante para os caminhantes iniciantes, mas para qualquer caminhante. Não só é importante considerar o clima para onde você está indo. Esteja ciente de que muitas vezes você não pode verificar o clima no pico real para o qual está indo, mas em uma vila ou cidade próxima. Isso significa que o clima pode ser diferente do que você vê na previsão.

Se estiver calor, sol e sem vento, há uma grande chance de sua caminhada ser assim. Mas também há uma chance de que haja vento em algumas partes da caminhada, especialmente em altitudes mais altas ou paisagens abertas. Talvez até caia de temperatura.Portanto, certifique-se de sempre ter camadas de backup, especialmente um blusão. Muitas vezes acho útil trazer luvas, lustre e calças de caminhada, mesmo que eu parta de bermuda.

Escolha rotas populares

Uma das minhas melhores dicas de caminhada para iniciantes é escolher rotas com tráfego moderado a intenso por outros caminhantes. Dessa forma, você sempre tem pessoas com quem conversar ou pedir orientações se não tiver certeza.

Pode ser qualquer coisa de quanto tempo você deixou ou quaisquer outras preocupações que você possa ter. É sempre seguro saber que há mais pessoas por perto, mesmo que você não caminhe sozinho.

Caminhada com amigos

Caminhar com amigos ou familiares acostumados a caminhadas é uma ótima dica para caminhantes iniciantes. Sempre se sente mais confortável quando você sai com alguém que já fez isso antes e que pode até saber o caminho que você está fazendo.

Use bons sapatos ou botas de caminhada

Outra das principais dicas de trekking para iniciantes é usar o calçado certo. Certifique-se de que tem sapatos confortáveis ​​para caminhar e que tenham um bom amortecimento e aderência. Os treinadores geralmente são bons o suficiente para caminhadas fáceis para iniciantes .

Se você comprar novas botas de caminhada, isso é ótimo, mas certifique-se de andar com elas antes de trazê-las em sua primeira caminhada . Se você não fizer isso, há 99% de chance de você ficar com bolhas e não conseguir terminar a caminhada.

Caminhe no seu próprio ritmo

Então, não se preocupe com o quão rápido os outros caminhantes vão. Assim, se você é novo em caminhadas, e especialmente se não está acostumado a atividades físicas, não pode acelerar. Como resultado, você vai se queimar antes de chegar na metade da caminhada. Bem como, andar no seu próprio ritmo e parar muitas vezes ajuda na resistência.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *