Skip to content

Saiba o motivo do acúmulo e use sua alimentação a favor da boa forma

Para entendermos o que é gordura localizada, primeiro precisamos saber que ela é estocada em áreas do nosso corpo que servem como depósito. Ou seja, tudo que comemos além do necessário vai sendo guardado nestas áreas. E depois de depositadas, fica difícil perder essas gordurinhas.

Mas quando usamos essas reservas?
Apenas quando tudo acaba. A primeira atitude do nosso corpo é retirar energia da glicose corrente no sangue. Quando essa fonte diminui, o corpo lança mão da glicose estocada no fígado sob a forma de glicogênio. Em seguida, começamos a utilizar energia proveniente da quebra das proteínas dos nossos músculos. Por fim, as reservas de gordura são utilizadas para gerar essa força. Por isso e difícil de perdê-las.

Onde a gordura se deposita?
As áreas de depósito de gorduras mais comuns nas mulheres são: abdômen, flancos (“pneus”) e culotes. Quando esses depósitos começam a encher – ou mesmo nos casos da lipoaspiração, em que são retiradas as células de gordura, que não voltam, destas regiões – novos locais de acúmulo começam a aparecer. Comumente nas costas e nos braços. Pessoas que fizeram lipoaspiração e depois ganharam peso, começam a engordar nas costas e nos braços principalmente.

Porque as gorduras se acumulam?
Lembre-se que toda vez que sair da mesa satisfeito, você está comendo o suficiente para suprir suas necessidades energéticas e ainda para ser guardado nos depósitos. Isso acontece porque nosso corpo tem medo que possa faltar energia, então ele faz você comer o suficiente para poder armazenar. Esta é uma maneira de nos proteger.

O que fazer para evitar a gordura localizada?
Se não quiser engordar ou aumentar sua barriga e pneuzinhos, levante antes de se sentir satisfeito. Outra coisa importante é comer devagar, assim dá tempo para a informação chegar ate o seu cérebro, e ele mandar de volta a resposta de saciedade.

Muitas vezes ouço no consultório os pacientes reclamarem que fazem exercícios de segunda a sexta feira, e, mesmo assim, têm gordura localizada. A resposta é simples, durante a semana tudo que comemos a mais é eliminado, pois utilizamos como energia para os exercícios. Mas nos fins de semana, tudo que é ingerido a mais não tem outro caminho, a não ser os nossos depósitos.

“Se o seu corpo perceber que você come várias vezes ao dia, ele não vai se preocupar com a falta de comida. Assim o metabolismo não diminui, ao contrário, tende a aumentar.”

Outra queixa comum vem dos pacientes que dizem que comem pouco e estão engordando. A resposta é simples: se não houver alterações hormonais, é apenas o nosso corpo, mais uma vez, tentando nos proteger. Funciona da seguinte maneira: se não comemos direito, ou comemos, por exemplo, só no jantar, o nosso corpo vai entender que podemos ficar longos períodos sem energia. Em resposta, o metabolismo diminui de tal maneira, que nos tornamos pessoas econômicas e gastamos pouca energia.

Então, o ideal é comer de três em três horas. Se o seu corpo perceber que você come várias vezes ao dia, ele não vai se preocupar com a falta de comida. Assim o metabolismo não diminui, ao contrário, tende a aumentar. Você faz com que o seu corpo gaste bastante, e se gasta bastante não sobra para ser depositado.

Outra reclamação é: estou nervoso e ansioso, e isso me faz engordar. Então eu digo: nervosismo e ansiedade sem comida não tem como engordar. Geralmente quando ficamos abalados emocionalmente, comemos mais. Alguns alimentos ajudam na liberação de endorfina – hormônio da felicidade – mas essa felicidade logo se torna uma infelicidade. Comendo muito ficamos felizes e ao engordar a insatisfação aparece e novamente comemos para nos sentir melhor, isso se torna um ciclo vicioso, que necessita de alguma maneira ser quebrado. Às vezes as pessoas não percebem isto acontecendo, ou se percebem não conseguem sair. Torna-se necessário procurar tratamento médico.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *