Skip to content

Você não precisa comer um saco de ameixas da vovó para obter suas fibras . Folhas verdes, grãos integrais, nozes e feijões são todos bons para manter longe a gordura que fica no fundo da sua barriga. Isso é chamado de gordura visceral, e é o tipo mais perigoso porque pode envolver os principais órgãos, incluindo seu fígado, pâncreas e rins.

Esqueça essas duas coisas

Não existem “superalimentos” que queimam gordura visceral . E você não pode tonificá-la com movimentos específicos, como abdominais. Em vez disso, procure maneiras de melhorar seus hábitos alimentares e adicionar atividade todos os dias. Pense na sua semana média. Onde você pode fazer algumas mudanças?

A melhor coisa que você pode fazer

Embora qualquer um possa ter muita gordura visceral, é mais provável que isso aconteça se você tiver muito peso para perder . Conforme você começa a perder esses quilos, isso ajudará todo o seu corpo, incluindo a gordura da barriga que está escondida da sua vista. 

Seja seletivo com a gordura

Você ainda pode comer um pouco! Mas limite o tipo “saturado” que está em alimentos de origem animal, óleos de coco e palma e laticínios integrais. Mantenha as porções desses alimentos menores do que você normalmente faria, por exemplo. E verifique os rótulos nutricionais para ver quantas calorias e quanta gordura há em uma porção. Procure gorduras que sejam melhores para você também, como aquelas de alimentos vegetais ou peixes como salmão, atum e cavala, que são ricos em ômega-3. 

Pare de tentar fugir dele

Ainda tentando “queimar” aquela gordura da barriga batendo na calçada por horas e horas? Pesquisas mostram que algumas explosões rápidas de exercícios de alta intensidade — como um sprint de 30 segundos ou uma série intensa de pullup — podem ser mais eficazes e mais fáceis de encaixar na sua agenda. Você pode adicionar explosões de maior intensidade a qualquer treino. Apenas acelere ou trabalhe mais por um breve período, depois volte para um ritmo mais suave e repita.

Sono: a fórmula Goldilocks

Quando se trata de ganho de peso, dormir é um pouco como mingau: muito pouco — menos de 5 horas — pode significar mais gordura na barriga. Mas muito — mais de 8 horas — também pode fazer isso. “Exatamente o ideal” parece ser em torno de 6 a 8 horas. Se você não dorme tanto agora, ou se você tende a se virar na cama, tente ir para a cama um pouco mais cedo, relaxe antes de dormir, mantenha seu quarto fresco e tente não enviar mensagens de texto e e-mails antes de dormir.

Esqueça uma ‘solução rápida’

Desculpe, mas cirurgia plástica não é a solução aqui. A lipoaspiração não alcança a parede abdominal. Então ela não consegue se livrar da gordura visceral da barriga. Da mesma forma, dietas radicais também não são a solução. É muito provável que você as abandone. A opção mais lenta e constante — mudanças de estilo de vida com as quais você pode se comprometer por um longo tempo — realmente é a melhor aposta.

Fique calmo

Você está estressado? Isso pode fazer você comer mais gordura e açúcar, e liberar o “hormônio do estresse” cortisol , que pode aumentar a gordura da barriga. O estresse também pode fazer você dormir menos, se exercitar menos e beber mais álcool — o que também pode adicionar gordura da barriga. É um ótimo motivo para começar a meditar, malhar, ouvir música que você ama ou encontrar outras maneiras saudáveis ​​de relaxar e descontrair.

Repense sua bebida

Seja um café com leite, um refrigerante comum, uma caneca de cerveja ou uma taça de vinho, ele tem calorias. E quando você está tentando desfazer os números na balança, água (ou um copo menor da sua bebida favorita) pode ser uma escolha melhor. Se você bebe álcool, lembre-se de que isso pode fazer você jogar sua força de vontade pela janela quando pedir sua refeição também. 

Não fume

10/12​

Como se você precisasse de outro motivo para parar. Fumar aumenta a probabilidade de você armazenar gordura na barriga, em vez de nos quadris e coxas. E isso é ruim. Ah, e também é uma causa de diabetes. E câncer. E doença cardíaca. E doença pulmonar. E… você entendeu a ideia. Se você já tentou antes, tente novamente. Fale com seu médico, para que você possa obter dicas sobre o que pode ajudá-lo a parar de vez.

Não confie nos tamanhos das roupas

11/12​

O tamanho 14 de uma empresa pode ser o tamanho 12 de outra. Um método melhor é medir sua cintura. Se você for mulher, você quer que esse número seja 35 polegadas ou menos. Os homens chegam a 40 polegadas. O motivo? Você pode diminuir sua chance de ter um ataque cardíaco , um derrame ou possivelmente certos tipos de câncer. Uma fita métrica não pode verificar a gordura visceral. Mas junto com a balança, ela pode ajudar você a monitorar sua perda de peso.

Levantar pesos

Pense em ir à academia em vez de fazer trilha. Em um estudo, homens saudáveis ​​de meia-idade que fizeram 20 minutos de treinamento diário com pesos ganharam menos gordura abdominal do que homens que passaram o mesmo tempo fazendo exercícios aeróbicos, como ciclismo. O treinamento de força também é bom para mulheres — e não vai deixar você volumosa. Você ainda precisa fazer algum cardio, mas certifique-se de que o treinamento de força esteja na mistura.