Skip to content

Se você está pensando em começar uma dieta, pode estar se perguntando, afinal, por onde começar, não é mesmo? Geralmente decidimos meio que da noite para o dia dar início a essa jornada, não sabendo como proceder exatamente. Pode faltar tempo para planejar, com calma, de que forma você emagrecerá. Mas iniciar dieta não é um bicho de sete cabeças.

Para começar, devemos descuidar dos cuidados básicos para com a saúde, na ânsia de se perder quilos com rapidez. Planejar-se muito bem é primordial para que o processo corra bem, sem grandes sofrimentos. Só assim você se manterá fiel às suas metas, atingindo realmente um resultado que te satisfaça. Por isso, confira algumas dicas para começar bem!

1. Defina seus objetivos para iniciar dieta

O começo de um novo ano chegou para você com um forte desejo de mudanças? Pois bem. Tire vantagem dessa empolgação e pare, pense naquilo que você quer atingir exatamente. Pode ser que você queira perder alguns quilos, emagrecer a longo prazo ou apenas mudar os hábitos alimentares. Aperfeiçoando, assim, a qualidade de vida, de maneira geral.

De nada adianta querer iniciar dieta se você não tem um objetivo concreto e bem delineado. Ele deve estar muito claro em sua mente. É isso que te ajudará a manter a disciplina e seguir todos os passos seguintes.

2. Busque ajuda especializada para emagrecer

Outra questão a ser definida para começar qualquer tipo de dieta é se você fará isso por conta própria. Se você dispõe de tempo e foco para levar adiante de modo independente, legal! Mas não há problema algum, também, em procurar a ajuda de profissionais como os nutricionistas. Na verdade, essa atitude só te ajudará na difícil tarefa de perder quilos.

Os especialistas em nutrição podem te ajudar na sua missão de iniciar dieta. Eles têm experiência e conhecimento para definir, junto a você, os melhores planejamentos alimentares para o seu caso. Isso vai depender muito de pessoa para pessoa, conforme seu perfil e saúde como um todo (mental e física).

3. Determine as fases de seus objetivos

Fracione cada parte de suas metas. Pois isso é o que te manterá com toda motivação no decorrer dos dias. Portanto, é essencial estabelecer cada fase e processo de maneira objetiva e baseando-se na realidade. A tentativa de perder dez quilos durante 20 dias somente vai lhe trazer frustração. Avance passo a passo, criando novos hábitos aos poucos.

4. Não espere muito para poder começar

Iniciar dieta requer atitude! O pontapé inicial tem de ser dado o quanto antes. Depois disso, as coisas fluirão como parte natural de sua rotina. Se você esperar o momento e condição perfeitos, nunca sairá do lugar. 

Respire fundo e vá adaptando-se, dia a dia, percorrendo seu trajeto. Todo tipo de mudanças demanda grandes esforços. Porém, com o passar do tempo, as novas práticas serão pura rotina. Isso deixa tudo mais facilitado para você.

5. Mantenha sempre muita organização

Você se planejou completamente, estabeleceu metas, prazos e números a serem alcançados. Está confiante e com total disposição. Mas se não houver organização e fidelidade ao que você “se prometeu”, não adianta nada! Mantenha em ordem, toda semana, cada compra e ida ao mercado. Assim como os exercícios físicos que você listou.

Siga à risca o horário estipulado para cada refeição diária. Reveja sempre seus planos, não se esquecendo do que você deve ou não comer em cada uma delas. Vai levar marmita em alguns dias para o trabalho? Deixe-a pronta no dia anterior. Em muitos casos, os obstáculos da dieta não são nada além da falta de preparo em ocasiões inesperadas. Antecipe-se!

Sabemos que a parte mais difícil, na reeducação alimentar e dietas em geral, é justamente a execução. Iniciar dieta não é algo fácil para qualquer um. Mas com um muita boa vontade, um belo planejamento e força de vontade, você certamente conseguirá. Nunca se esqueça do objetivo maior a que se propôs, e de cada uma de suas metas.

E aí, curtiu as nossas dicas sobre dietas? Então, veja agora por que comer frutas é essencial para o sucesso da dieta.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *