Skip to content

Veja dicas de cortes para cabelos crespos e encaracolados

O cabeleireiro Robson Trindade, de São Paulo é especialista em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ele afirma que há três passos básicos e indispensáveis na hora de passar a tesoura neles. Primeiro, as madeixas devem estar secas. “Isso permite observar o caimento natural do fio, pois cada mecha tem sua ondulação e sua textura”, explica. Segundo, não se deve utilizar pente, pois acaba perdendo o comprimento natural. Terceiro, nunca desfie o fio ou utilize navalha. “As pontas perdem a força da sua textura, e ficam espigadas”, diz Trindade.

Sobre o comprimento, o profissional sugere que cabelos curto, médio ou longo devem ser escolhidos de acordo a idade. “Conforme a pessoa for mais jovem, prefira mais curto, quando mais madura, escolha fios mais longos, para disfarçar suas linhas de expressão”.

Um outro detalhe importante é respeitar o formato do rosto e a personalidade de cada mulher. “As vezes se opta pelo curto por ter traços mais delicados e harmoniosos, ou então, é uma pessoa mais determinada e quer demonstrar mais seu rosto”, salienta o cabeleireiro.

Formato do rosto 
– Quadrado: prefira um corte um pouco desfiado com um leve caimento na área frontal, suavisando para as laterais.

– Redondo: escolha um corte onde as laterais do cabelo caiam no rosto, criando uma linha vertical.

– Triângulo: Existem dois tipos de triângulos. O de base alta pede por umcaimento suave na área da testa, e com volume na região dos ombros. O de base baixa favorece corte com mais volume no topo da cabeça com pontas desfiadas para dar leveza.

Domando os fios 
Para dar aos fios o aspecto de molhado, adote um gel líquido, na versão spray de preferência. A sugestão é do cabeleireiro Alexandre Fontanini, do salão De La Lastra, de São Paulo. Robson também dá uma dica importante para domar os fios: “produtos sem um componente chamdo lauril sulfato de sódio diminuem o volume sem agressão e sem química. Isso porque essa substância age como se fosse um fermento”, diz.

Esqueça a chapinha. Um outro item que deve passar a ser o melhor amigo dos seus cabelos é o difusor. É só lavar, aplicar mousse ou leave-in (creme sem enxágue) preferidos e, na sequência, modelar os fios com o aparelho. “O cabelo fica lindo, pronto para o dia a dia ou até para uma festa sofisticada”, diz Alexandre. E é na hora do banho que se deve usar escovas e pentes, só para tirar os nós. Terminando de lavar, passe-os novamente, amasse os fios com as mãos e deixe secar naturalmente. Prefira os modelos com os dentes largos, que espalham bem os cremes e condicionadores.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *