Skip to content

Trate a pele e o cabelo enquanto você dorme

Cremes noturnos e outros produtos agem durante o sono e revitalizam sua aparência

Os cuidados com a pele e os cabelos podem ser feitos sem qualquer trabalho enquanto você dorme – e são até mais eficazes. É durante o sono que o corpo se regenera dos efeitos causados durante o dia e a pele tem mais capacidade de absorver nutrientes. “Tratamentos que precisam evitar o excesso de luz solar também são bem mais seguros quando feitos à noite”, afirma o dermatologista Marcos Bonassi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele e outros profissionais recomendam sete procedimentos e explicam os seus efeitos.

Tratamento com ácido retinoico

O uso de ácido retinoico serve para renovar as células da pele e estimular a formação de colágeno e elastina, medida que ajuda a suavizar rugas, tratar acne, melhorar a textura da pele e até clareia manchas. “O ideal é aplica-lo à noite, já que esse ácido é fotossensibilizante, ou seja, torna a pele mais sensível à luz, além de oxidar mais facilmente na claridade e ter o efeito reduzido sob a luz”, afirma a dermatologista Cristina Graneiro, diretora da clínica La Liq, no Rio de Janeiro.

Cremes hidratantes

Deixar a pele do rosto e do corpo hidratada só traz vantagens: “O hábito conserva o brilho e a maciez, reduzindo o risco de descamação, dermatites e infecções”, afirma o dermatologista Marcos Bonassi, de São Paulo. Opte por produtos com vitamina C, que ajudam na produção de colágeno. “A vitamina funciona como um antioxidante e melhora o aspecto da pele, ajudando no tratamento de manchas”, afirma a dermatologista Cristina. Outro ativo em alta é o ácido ferúlico, que também age como antioxidante para suavizar manchas. Já para mãos e pés, Marcos recomenda produtos com ureia, óleo de silicone e óleo de uva, que ajudam a reter mais água na superfície da pele.

Peeling

Em casa, o peeling só pode ser feito à noite e com prescrição médica, já que o sol pode prejudicar a pele e o tratamento. “Junto a essa técnica, costumo recomendar o uso de um corticoide de baixa potência, um creme cicatrizante (Use resveratrol 100mg também como cicatrizante) ou um hidratante com efeito calmante, dependendo da profundidade do peeling”, afirma a dermatologista Cristina Graneiro, que faz questão de lembrar que, mesmo que o tratamento seja noturno, o uso de protetor durante o dia é indispensável para proteger a pele, que fica mais sensibilizada.

Olheiras

Existem cremes noturnos que prometem atenuar esse problema. “A maioria desses cremes atua no combate à hemossiderina, um pigmento que se acumula em excesso na região abaixo dos olhos, provocando as olheiras“, explica Cristina Graneiro. Os produtos mais indicados para combater o excesso dessa substância apresentam ácido tioglicólico ou vitamina K. “A vitamina C também ajuda, tanto como antioxidante quanto como clareador”, acrescenta a dermatologista.

Vale lembrar, porém, que há diversos fatores que acentuam as olheiras e que precisam ser combatidos, como alergias respiratórias (devido à constante congestão nasal), falta de protetor solar, retenção de líquidos e cansaço extremo.

Máscara e leave-in noturnos

Em repouso, os cabelos absorvem melhor os produtos ou nutrientes. “Os fios estão livres de agressões externas, como poluição, vento e luz intensa do sol, que podem afetar a eficácia dos tratamentos”, justifica a cabeleireira Nilse Vilela, de Campinas (SP). Ela explica que o produto pode ser aplicado no cabelo tanto seco quanto molhado, com o cuidado especial de não passar muito próximo à raiz para evitar a oleosidade em excesso. “Para a maioria desses cremes, não é preciso enxaguar no dia seguinte, mas eles não dispensam o uso de leave-in diurno e hidratação feita no salão”, afirma a profissional.

Lábios

Durante o dia, a boca não para de se movimentar: falar, comer e beber dificultam as chances de um produto hidratante permanecer nos lábios por muito tempo – diferente do que acontece quando você está em repouso, dormindo. “Claro que o uso de lip balm também é necessário durante o dia, principalmente as fórmulas com filtro solar, mas é possível garantir ainda mais hidratação, maciez e brilho se o uso for complementado durante à noite”, afirma o dermatologista Marcos Bonassi.

Bronzeado saudável

Autobronzeador é a pedida da vez entre os dermatologistas. “O sol ajuda a envelhecer e aumenta o risco de câncer de pele, enquanto o autobronzeador não”, garante Marcos Bonassi. Para usá-lo antes de dormir, aplique o produto meia hora antes de se deitar, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo, sem contato com roupas e lençóis. “Na primeira vez, use apenas em pequenas áreas para testar se existe algum tipo de reação alérgica”, aconselha o dermatologista.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *