Skip to content

Pele masculina precisa de cuidados assim como a feminina

Você já deve ter notado que o aspecto geral da pele masculina é diferente do da feminina. A textura é mais áspera e a pele, bem mais grossa. Sabe por que isso acontece? É por causa dos pelos terminais que recobrem a maior parte do corpo masculino. Essa diferença é mais evidente no rosto, onde aparecem os pelos grossos e escuros da barba, que não existem na mulher.

Os homens também apresentam, na face, glândulas sebáceas em maior número e volume que as mulheres. Além disso, o nível de testosterona nos homens é 10 vezes maior do que nas mulheres. No sexo masculino, a produção sebácea é mantida até a oitava década de vida. Sendo assim, a produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres, o que resulta numa pele mais oleosa, com mais dilatação dos poros e acne de maior duração. Por outro lado, a pele do homem envelhece com menos rapidez, já que produz mais oleosidade.

Moral da história: a pele do homem merece cuidados diferentes daqueles que as mulheres costumam ter. Além disso, boa parte dos produtos também precisam ser trocados.

A pele do homem merece cuidados diferentes daqueles que as mulheres costumam ter.

Cuidados que merecem virar rotina

– Para controlar a oleosidade e prevenir a dilatação dos poros é essencial manter a pele limpa. Prefira sabonetes em barra, gel ou espuma, sendo que os mais indicados são aqueles à base de ácido salicílico ou glicólico.

-Esfoliar a pele também é essencial. Mas é necessário lembrar que esse não é um cuidado que deve ser diário, faça isso uma ou duas vezes na semana para não provocar irritação da pele.

– Para homens com pele mais seca e sensível ou que vivem em locais de clima seco e pouca chuva, a limpeza deve ser realizada com sabonetes líquidos para pele sensível. Dessa forma, a oleosidade natural da pele, que geralmente fica prejudicado nessas situações, é preservada.

– A questão mais importante do ato de barbear (com aparelho elétrico ou lâmina) é a preparação da pele. Quanto melhor o preparo, mais fácil será o deslizamento da lâmina. Ao molhar a barba, o objetivo é amaciar e hidratar os pelos, oferecendo menor resistência à lâmina, evitando traumas na pele. Para o uso de barbeador elétrico, os pelos devem estar mais endurecidos e verticalizados. Portanto, o barbear deve ser seco. Para que isso aconteça você deve usar soluções a base de álcool, que reduzem a fricção e diminuem a umidade.

  • No geral, os produtos pós-barba são à base de loções hidratantes, substâncias calmantes e ativos anti-sépticos. Elas aliviam a sensação de ardor, reduzem pequenos sangramentos e previnem, pelo menos parcialmente, a inflamação dos folículos e as infecções secundárias. Ou seja, não é luxo nem frescura usá-los, e sim uma necessidade.- A hidratação pode ser dispensável para peles mais oleosas. Porém, quando a hidratação for necessária, o ideal é usar loções livres de óleos.

    – Os filtros solares devem ser usados diariamente por homens também. Afinal, o sol pode ser prejudicial a todo mundo. Os mais indicados para a pele masculina são aqueles em gel e loções fluidas, que não deixam a pele brilhante e oleosa.

  • Em se tratando de rejuvenescimento facial, os retinoides e seus derivados são a melhor pedida para a pele masculina. Para uso noturno, a maioria dos homens tem benefícios com esses ativos que aumentam a renovação celular, desobstruem os poros, controlam a oleosidade, estimulam a síntese de colágeno, atenuam rugas já instaladas e previnem a progressão do envelhecimento.Contudo, não adianta sair comprando vários produtos que você julga ser indicados. Para não usar o produto errado, vale a pena consultar seu dermatologista, que irá avaliar sua pele e prescrever o medicamento que vá ao encontro de suas necessidades. Um bom jeito de começar a se cuidar é acompanhar sua parceira a uma consulta. Às mulheres, cabe incentivar os maridos e companheiros a se cuidarem também.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *