Skip to content

O corte ideal para o seu rosto

Mudar radicalmente o visual, manter o comprimento, optar por versões modernas ou mais tradicionais ou pensar em algo que agrade mais aos outros do que a si mesma, as perguntas são sempre as mesmas.

Nas décadas de 20 e 30, o corte de cabelo indicava o estilo de vida que a pessoa levava, ressaltando o seu caráter e posição na sociedade. As senhoras de cabelos presos eram consideradas comportadas, as que usam os fios soltos eram classificadas como despudoradas e rebeldes. Já os homens de cabelos curtos eram sérios e bom partido para casarem e os que tinham asmadeixas compridas transmitiam a imagem de relaxados e de má índole.

Com o passar do tempo, o cortar perdeu este contexto e o visagismo do francês Visage, que significa looks que harmonizam o rosto com fios desconexos é o que dita a moda.

Podemos dizer que o corte deixou de ser algo relativo aos grupos e passou a ser individual.

Os profissionais de beleza capilar se especializaram em técnicas de corte e proporcionam a cada cliente um toque especial. Hoje, as tesouras são de vários tipos – fio navalha, fio laser, fio bi-dentado, fio dentado. São tantos modelos que produzem efeitos distintos nas mãos de técnicos na arte do cortar. Para que o corte seja perfeito, o cabeleireiro deve conhecer bem a pessoa e suas expectativas com o novo visual. Formato do rosto, tonalidade de pele, cor dos cabelos e olhos, personalidade, expressão dominante (frente / perfil) e o meio social em que o indivíduo vive são dados importantes para compor as mudanças. Os tipos mais comuns de formatos de rostos são:

Oval: considerado o mais simétrico. Geralmente possui 7,5cm de distância entre os eixos da testa às sobrancelhas, das sobrancelhas ao nariz, do nariz ao queixo. Para este tipo de rosto é indicado cortes médios – na altura dos ombros – desfiados nas laterais e na franja.

Triangular: as bases abaixo das orelhas são salientes com afunilamento do queixo e exige cabelos médios a longos para atenuar as laterais da face e modelos repicados.

Redondo: este é um dos mais complicados, pois exige cortes retos, proporcionando peso aos fios, sem franjas, dando ao cabelo a função de disfarçar e atenuar o formato do rosto.

Quadrado: Cortes arredondados – tipo channel – na altura do pescoço e repicados que estimulem as laterais do cabelo para frente. Evite franjas curtas, estilo falsa, para não marcar mais as formas.

Retangular: Geralmente encontrado em homens e mulheres magros com pescoços alongados. O ideal sempre é suavizar com franjas na diagonal, retirar o excesso de volume na parte superior da cabeça também ajuda. Não use fios retos, marcados e procure ousar nos cortes assimétricos e desconexos.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *