Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Maus hábitos alimentares podem danificar os cabelos
Fazer dietas alimentares com o intuito de emagrecer só vale a pena se as restrições não forem tão grandes a ponto de desequilibrarem o organismo. Entre vários problemas de saúde, uma alimentação inadequada pode causar perda de cabelo, além de deixar os fios opacos, quebradiços, ressecados e com pontas duplas. “O importante é ter hábitos alimentares saudáveis e sempre consumir itens com proteínas, vitaminas e minerais, que ajudam no crescimento saudável dos fios, evitam a queda, fortalecem os fios e barram a perda de brilho”, explica a nutricionista Michelle Cassiano.
A especialista dá algumas dicas de alimentos que colaboram com a saúde dos cabelos. Banana, melancia, uva e ameixa são importantes, pois têm vitamina B6. Mamão, melão, grãos e cereais integrais ajudam também por conter vitaminas do complexo B.
As proteínas estão presentes em iogurtes, carnes, frangos, peixes e leites à base de soja. Já zinco, ferro e outros minerais que previnem a queda são encontrados em itens como fígado, feijão, atum e lentilha. Nozes, cenoura e folhas verde escuras também contribuem para a construção das fibras capilares.
Os alimentos devem ser consumidos em cinco ou seis refeições por dia. “Evite ainda comidas gordurosas e bebidas alcoólicas”, recomenda a nutricionista. A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres, que promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. “Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Além disso, o álcool, por si só, desgasta o organismo, já que exige um esforço maior para metabolização do etanol. O cansaço do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda capilar”, alerta o dermatologista Ademir Junior.
O consumo de bastante água também é essencial. “Não apenas para saúde dos cabelos, como para todo o corpo, é preciso beber pelo menos dois litros de água por dia. Isso porque os líquidos hidratam, controlam a temperatura do organismo, transportam nutrientes, eliminam toxinas e repõem energias”, diz a nutricionista. A ingestão de sucos e chás também é indicada.
O cabeleireiro Gennaro Preite ressalta que o cabelo também sofre as consequências das mudanças metabólicas e precisa se alimentar. “Regimes fora de controle podem prejudicar um dos pontos mais importantes da vaidade feminina: o cabelo. Então, antes de começar uma dieta maluca, procure um especialista que avaliará seu caso”, aconselha.
This Post Has 0 Comments