skip to Main Content
Maquiagem vegana e sem crueldade, o que são

Se você pensava que maquiagem livre de crueldade e vegana era apenas mais uma tendência do aqui-hoje-amanhã, pense novamente. Após anos ganhando lentamente seguidores leais e francos, a beleza ética é uma grande notícia e não dá sinais de desaparecer tão cedo – por um bom motivo.

Quer você tenha adotado recentemente um estilo de vida vegano ou queira mais paz de espírito ao montar seu kit, familiarize-se com tudo o que você precisa saber com o Blog da Unic. 

Qual é a diferença entre maquiagem sem crueldade e maquiagem vegana?

Em primeiro lugar, um produto pode ser vegano sem ser livre de crueldade e vice-versa. Confuso, nós sabemos. Então, vamos quebrar o jargão para que você saiba o que está vendo quando identificar essas palavras-chave no rótulo de um produto.

O que é vegano?

A definição de maquiagem vegana é que é um produto que não contém nenhum subproduto animal. Um subproduto pode ser um ingrediente animal ou ingrediente derivado de animal. Então, por exemplo, um batom vegano não conteria o ingrediente cera de abelha, pois ele é derivado diretamente das abelhas.

Para a maioria das pessoas, o termo ‘vegano’ também significa que o produto não foi testado em animais, porém, isso não é regulamentado, então vá com calma nas suposições. Um produto pode ser testado em animais e ainda assim reivindicar legalmente ser ‘vegano’.

O que é livre de crueldade?

Um produto rotulado como livre de crueldade, acaba sendo produzido sem qualquer tipo de teste em animais durante o processo de criação e produção. E sim, há uma diferença entre a parte da ‘criação’ e a parte da ‘produção’, pois isso impede as marcas de, digamos, não testar o produto final em animais, mas em todo o processo de produção fazendo o oposto. Ele também se estende a terceiros também.

Às vezes, um produto afirma que é “exigido por lei” fazer testes em animais para cumprir várias legislações em todo o mundo. Mas, mesmo assim, lembre-se sempre que esses produtos são 100% não isentos de crueldade.

Agora você já sabe as diferenças, vai mudar suas makes para produtos veganos e sem crueldade? Comenta aqui para gente.

Foto Destaque: Divulgação / haarskaperfolk

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.