Skip to content

Descubra a melhor base para o seu tipo de pele

O nome por si só já diz tudo. A base é o pano de fundo para uma maquiagem sem erros. Ela é capaz de uniformizar a pele, escondendo manchas e imperfeições, além de ajudar na fixação do make. Mas o cosmético já é utilizado, inclusive, em tratamentos de beleza. Como protetor solar, com efeito tensor, complexo anti-radicais livres e até antibactericida. As opções são tantas que fica até difícil saber qual é a base ideal para você. Não tem jeito, o ideal é testar.

Tipos de pele 
“A base mais indicada para você é aquela que combina com o seu tipo de pele. Na dúvida, consulte um maquiador ou dermatologista”, sugere o maquiador Bruno Di Maglio, de São Paulo. Em geral, veja o que os especialistas recomendam:

– Pele oleosa e jovem: opte por produtos mais secos, como pós (contêm mais pigmentos com maior poder de cobertura) e base líquida de efeito mate (disfarça o brilho da pele por mais tempo). Deixe de lado as bases compactas e cremosas.

– Pele seca e madura: prefira as líquidas oil free (sem óleo). Evite as cremosas, pois podem dar uma aparência de pele rachada.

– Pele normal ou mista: escolha as líquidas ou compactas.

Tonalidade 
Para saber qual cor usar, tem que experimentar na própria pele. E nada de passar em outro local que não seu próprio rosto. “Uma boa loja tem sempre um provador e um orientador para ajudar você”, destaca Di Maglio. Não se esqueça, ainda, que a luz na hora do teste é fundamental.

Geralmente, as bases de fundo cinza combinam com peles rosadas e mais clarinhas e as de fundo amarelo, com as morenas. A única base que precisa ter no seu kit é aquela que melhor se enquadra no seu tom de pele. Para quando estiver mais queimada pelo sol, o pó com efeito bronzeador pode ajudá-la a equilibrar a tonalidade.

Aplicação 
“Use uma quantidade muito moderada, uma camada leve e fina. Espalhe com uma esponja não porosa ou com os dedos”, ensina Di Maglio. Se exagerar, aperte um lenço de papel contra o rosto por alguns segundos.

Tratamento de beleza 
Atualmente há disponível uma série de bases com fórmulas especiais que desempenham diferentes funções. “A maquiagem é, muitas vezes, um tratamento de beleza e proteção”, ressalta a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Meire Brasil Parada. No que se refere à base, as mais famosas são as que possuem filtro solar. “Há as que conferem o efeito lifting, suavizando as linhas de expressão e rugas”, diz a dermatologista. As que possuem antioxidantes, por exemplo, neutralizam os radicais livres, e potencializam o efeito do cosmético.

Dicas
-limpar bem a pele e hidratar é o primeiro passo do make;

-prefira aplicar o corretivo antes da base;

-quem tiver a pele seca, aplique somente a base, sem o pó por cima;

-para garantir que sua pele fique com o aspecto mais natural possível, escolha a cor certa e espalhe bem o produto.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *