Skip to content

As mãos também sofrem com o envelhecimento e merecem tratamento

As mãos , assim como pescoço, são áreas do nosso corpo, que raramente escondem a idade. Nossas mãos também sofrem com o processo de envelhecimento e com a perda de tecido conjuntivo. Assim, a pele fica mais flácida e manchada pela ação dos danos causados pelo sol e o dorso da mão revela os tendões e as veias, dando um aspecto senil.

E foi pensando neste fator que a estética lança mão de alguns procedimentos para rejuvenescimento destas áreas e que estão cada vez mais em destaque. Confira alguns desses procedimentos:

Peelings: são geralmente ácidos com propriedades de renovação da pele e retirar manchas. Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado para não ser muito agressivo, pois o processo de cicatrização é mais demorado do que no rosto. Um dos peelings mais usados é a pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) que garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão.

Lipoenxertia: enxerto de gordura para as mãos. O procedimento é indicado para quem tem as mãos flácidas, os ossos aparentes ou as veias e tendões visíveis. O método conta com o uso de anestesia local ou troncular (bloqueio dos nervos que vão para as mãos). A duração do processo é de aproximadamente uma hora. O único inconveniente é a necessidade de aspiração de gordura de outro local. A gordura implantada pode ser reabsorvida em parte (ate 40 a 60%), mas sempre bom lembrar que parte da gordura vai persistir, conferindo aparência melhor do que estava antes do procedimento.

Bioplastia das mãos: A Bioplastia pode recuperar o volume perdido e disfarçar veias e tendões. O tratamento é simples, e realizado com anestesia local. Através de pequenos pertuitos no dorso da mão, são introduzidas as micro cânulas especialmente criadas para esta finalidade. As micro cânulas implantam o PMMA, ou micro esferas de polimetilmetacrilato que vão recuperar o volume do dorso da mão. Não é necessário cortes e nem pontos.

O paciente retorna para as atividades imediatamente, devendo por alguns dias utilizar uma luva, e evitar trabalhos manuais pesados. Excelente procedimento com resultados muito satisfatórios. Igual ao procedimento de lipoenxertia, só que usando o PMMA- esferas de polometilmetacrilato. A recuperação é mais rápida quando comparada com a lipoenxertia e o retorno as atividades também.

Hidratante injetável – sculptra: Usado para hidratar, melhorar elasticidade e aparência das mãos. Os resultados são satisfatórios, porém o edema e equimoses (manchas roxas) são frequentes. De grande uso hoje em dia, pode também ser usado para rosto e outras áreas do corpo. Tem que ser feito mais que uma sessão.

Infravermelho – tightskin: Outro recurso usado para o rejuvenescimento das mãos melhorando a elasticidade, a flacidez e a aparência das mãos envelhecidas. Pode ser feito uma sessão a cada semana ou ate 2x dependendo da disponibilidade do paciente ate 10 sessões. Não é doloroso e de resultados excelentes para face, colo, pescoço e mãos

Laser: Utilizado para acabar ou amenizar as manchas ou melanose das mãos, ou seja, as manchas do sol. Têm-se vários aparelhos para tal procedimento e os melhores trarão grande satisfação ao paciente bem como as mãos livres das manchas. Os melhores são aqueles que podemos regular a freqüência, fluência e troca de parâmetros para cada tipo de pele, inclusive as peles negras. Há necessidade de realizar até 3 sessões, porém, há casos que somente uma sessão já resolve. Ha formação de crostas no local das manchas que desaparecem em aproximadamente em 7 a 10 dias. E há necessidade do uso de luvas protetoras e muito protetor solar.

Pele novinha em folha

O envelhecimento das mãos e colo, não é diferente de outras partes do organismo, tendo que ter uma abordagem multidisciplinar, portanto a somatória de tratamento trará resultados muito mais satisfatórios. Com o tratamento associado para a qualidade da pele, utilizando peelings, cosmiatria e laser / foto rejuvenescimento é possível rejuvenescer as mãos, recuperando volumes, disfarçando veias e tendões, retirando manchas e melhorando a pele.

Algumas dicas para postergar o envelhecimento desta região:

  • A proteção solar bloqueará os efeitos nocivos do sol na pele e, com isso, retarda o processo de foto envelhecimento. Portanto, abuse do protetor solar. O principal cuidado é o uso de filtro solardiário (no mínimo FPS 30) e de altos filtros (FPS 60-90) quando a exposição ao sol for intensa. A foto proteção deve ser a mesma para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que, nas mãos, a reaplicação deveria ser mais frequente pelo hábito de lavá-las.- Além disso, hidratar as mãos, manter as unhas higienicamente cortadas e sem micose são atitudes essenciais para manter a beleza das mãos. Para mãos, prefira: hidratantes a base de uréia, óleo de uvas, fomblim (ativo resistente à água e produtos químicos em geral) e óleo de amêndoas, óleo de silicone, manteiga de manga (com ação emoliente e nutritiva).

    – Para quem trabalha com água e detergente, o uso de luvas de borracha flaneladas internamente evita fungos e bactérias e alergias de contato.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *