Skip to content

Alergias a bijuterias somem com o tempo

Coceira na orelha, bolinhas vermelhas no braço e outros desconfortos causados por brincos e pulseiras de bijuterias deixam muitas mulheres passando vontade na frente das vitrines. O problema, conhecido por dermatite de contato, costuma ser causado pelo níquel, elemento que faz parte da produção da maioria das peças de custo mais baixo.

A alergia ocorre quando a bijuteria entra em contato com a pele e os receptores que existem nela identificam esse objeto como um corpo estranho. Tem início a produção de anticorpos e, dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local , explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz.

A vermelhidão também pode aparecer em reação ao aço, à prata e ao ouro caso mais raro de todos, por ser um mineral puro. A bijuteria, por ter maior possibilidade de conter outras substâncias além do metal, possibilita maiores chances de uma reação alérgica , afirma a médica.

Não há como evitar uma alergia. Ela é desencadeada por conta de uma reação do organismo a determinado objeto. O único jeito de se livrar do problema é evitar o contato. No caso de brincos, há a possibilidade de substituir os que causam alergia pelos antialérgicos e de ácido cirúrgico, que são encontrados em farmácias e custam menos do que uma jóia. Caso a alergia persista, uma pomada a base de corticóides pode aliviar os sintomas , explica a dermatologista. Mas o uso do medicamento só deve ser feito com orientação de um especialista para evitar novas alergias .

Usar um esmalte ou base transparente para controlar as alergias é uma das receitas populares mais comuns. Antes de colocar a peça, as pessoas passam uma camada de base, formando uma película sobre a pele. Mas, segundo a dermatologista, o isolamento acontece durante um período muito curto. A reação da pele vai ocorrer de qualquer forma, mesmo com o esmalte, só vai demorar um pouco mais , afirma Samar Harati. E o esmalte ainda pode causar outro tipo de alergia, já que não foi testado para esse tipo de uso.

A dermatite pode ir além das orelhas e pescoço. Quanto mais o paciente entrar em contato com o material que está causando a alergia, maiores são as chances de que o organismo esteja alerta a esse tipo de material, desencadeando alergias a outras áreas do corpo. Se o botão da calça que você usa é do mesmo material que o brinco, o organismo vai rejeitar da mesma forma, provocando vermelhidão na região do umbigo , afirma a especialista.

Do mesmo jeito que chegou, sem avisos, a alergia pode passar com o tempo. Mas isso depende do organismo de cada um. Da mesma forma que identificou o material como nocivo ao organismo, pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma , finaliza a dermatologista.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *