Skip to content
ações terapêuticas do chá branco

Você conhece as ações terapêuticas do chá branco? Trata-se de uma planta que conta com muitos benefícios importantes para o corpo e para a saúde, atuando de uma ampla variedade de maneiras e tratando uma boa quantidade de situações.

O chá branco pode ser consumido via bebida, feita com a própria planta, ou em suplementos, que são mais concentrados e mais poderosos (já que a versão em chá exige muitos litros para a ingestão em grande quantidade da planta). Quer saber quais são as ações terapêuticas do chá branco e como usá-lo no dia a dia? Então siga a leitura até o fim!

O que é exatamente o chá branco?

O chá branco é o resultado do processamento da Camélia sinensis, uma planta da família Theaceae. Curiosamente, o chá preto e o chá verde também são originários da mesma planta. A questão aqui está no processamento da erva, o que gera diferentes quantidades de polifenóis. No caso do chá branco, 30% dos seus compostos são polifenóis, a maior quantidade de todos os chás.

Quais as ações terapêuticas do chá branco?

Existem muitas ações terapêuticas do chá branco. A principal delas é a sua propriedade antioxidante, já que ele conta com várias substâncias que são assim na sua composição. Por causa disso, o chá branco combate os radicais livres que estão associados ao aparecimento de doenças, envelhecimento precoce e danos celulares.

Combate os radicais livres e tem ação antioxidante

Isso é feito pela presença de flavonoides no chá. Além de ser antioxidante, a substância também ativa as capacidades antioxidantes naturais dos órgãos do corpo, o que mantém o organismo em geral mais saudável.

Essa ação antioxidante faz com que o chá branco seja antienvelhecimento, ajudando a diminuir o processo natural de envelhecimento no corpo e suas consequências. Um dos benefícios disso é uma pele mais saudável, sem rugas ou marcas.

Melhora a saúde bucal e do sistema imunológico

Os flavonoides do chá branco, em conjunto com os polifenóis e taninos, são excelentes combatentes: “brigam” contra bactérias específicas no corpo, como aquelas que causam a placa bacteriana nos dentes. Isso resulta numa saúde bucal mais desenvolvida e menos riscos de cáries. Além da saúde bucal, o chá branco ainda auxilia na melhoria do sistema imunológico como um todo.

Previne doenças e favorece a queima de gorduras

Outros benefícios do chá branco estão na prevenção de doenças, como o controle da diabetes e a prevenção ao câncer. Segundo algumas pesquisas, a substância tem indicação de potencial anticancerígeno e pode ser induzir a morte celular de células danificadas.

As ações terapêuticas do chá branco continuam em relação ao nível de gordura no organismo. A substância ajuda a prevenir a adipogênese (criação de células de gordura no corpo), além de controlar o ciclo de vidas delas e ajudar a queimar gordura de maneira saudável.

Como tomar o chá branco?

Como já mencionado, o chá branco pode ser consumido via forma líquida ou de suplementos. A maneira mais indicada dependerá do dia a dia da pessoa e, claro, da recomendação médica.

No caso de suplementação, por exemplo, o recomendado costuma ser a ingestão de 1 cápsula de 500 mg por dia, mas a palavra final sobre a posologia é de um especialista médico.

Gostou de conhecer mais das ações terapêuticas do chá branco? Como deu para ver, a substância é muito benéfica para o corpo, tornando-o mais saudável de muitas formas, especialmente por causa da sua ação antioxidante.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e marque os amigos que possam se interessar pelo assunto!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *