Skip to content

Não substitua o café da manhã

Atualmente, é cada vez mais freqüente as pessoas trocarem o café da manhã por refeições em lojas de fast-food. A maior parte dos pacientes que atendo no meu consultório relata não tomar café da manhã. Os motivos mais comuns são:

“…não tenho tempo para tomar o café da manhã…”

“… acordo sempre atrasado…”

“…não tenho fome neste horário…”

“… se eu comer de manhã me dá enjôo…”

“… eu acho que vou engordar…”

Apesar de existirem diferentes motivos para omitir esta refeição, há uma coisa em comum entre a maior parte destes pacientes: todos são OBESOS!

Isso porque o café da manhã é a principal refeição do dia, sendo responsável por “acordar” o nosso metabolismo e fazê-lo funcionar, ou seja, gastar energia.

Existe consenso na literatura de que a omissão do café da manhã leva as pessoas a ingerir, em média, 10% a mais de calorias durante o dia. O fato de deixar de fazer essa primeira refeição pode levar a níveis mais elevados de fome durante o dia. Assim, as chances de escolher alimentos pesados (que nem sempre são nutritivos) e que saciem o apetite rapidamente, aumenta muito. Normalmente, quando você omite uma refeição, inconscientemente ingere uma maior quantidade de carboidratos na alimentação seguinte. Imagine isso ao longo de 1 ano? Daí começamos a entender porque a maior parte das pessoas vem ganhando peso e não sabem o motivo.

Esta situação é ainda mais grave quando estudamos as crianças e os adolescentes que também adotam esta prática. Lembre-se: eles a adotam por terem exemplos da casa em que vivem, se os pais não tomam café da manhã, eles estão aprendendo que não precisam também, certo?

Pais e mãe: cuidado com esta prática dentro das suas casas. Seus filhos terão um aumento na chance de desenvolver obesidade e suas doenças associadas como, por exemplo, o diabetes na idade e hipertensão na idade adulta. Além disso, a omissão desta refeição causa hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) fazendo com que eles apresentem sonolência, irritabilidade e baixo poder de concentração, prejudicando o aprendizado destes jovens que se encontram na idade escolar.

Sabemos que com a vida corrida, trânsito, horários apertados, às vezes fica difícil de fazer esta refeição. Mas comece gradativamente. Acorde 10 minutos mais cedo e tome pelo menos 1 copo de leite . Depois de um tempo, quando você se acostumar, acrescente cereais ou achocolatados. Gradativamente, vá inserindo no seu cardápio matinal 1 fatia de pão integral ou bolachas salgadas ou torradas, 1 fruta ou suco de fruta, etc.

Você certamente sentirá mais ânimo no seu dia a dia, mais disposição, maior poder de concentração, melhor rendimento e ainda economizará calorias ao longo do dia fazendo com que você perca peso de forma lenta e saudável!

Tente… Tenho certeza de que você terá sucesso.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *