Skip to content

Falta de vitamina D afeta adolescentes brasileiros, diz estudo

Dificuldade na absorção de cálcio é um dos principais problemas da deficiência

Um novo estudo desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública, da USP, em São Paulo, aponta a deficiência de vitamina D nos jovens brasileiros. A pesquisa avaliou a quantidade da vitamina em 136 adolescentes e constatou que 62% deles apresentavam carência do nutriente.

A vitamina D é reconhecida pela absorção de cálcio no organismo e, de acordo com a coordenadora da pesquisa, Bárbara Santarosa Emo Peters ela também é importante na regulação do metabolismo de gorduras e na secreção de insulina, sendo benéfica para a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão, além de alguns tipos de câncer.

Apesar de a maior fonte de vitamina D ser o sol (cerca de 90%), os dados mostram que, mesmo em um país tropical, os jovens ainda estão propensos a sofrerem com a carência da vitamina.

A pesquisa também aponta que nenhum dos voluntários ingeria a quantidade recomendada de vitamina D. Alimentos como salmão, sardinha, fígado, ovo, leite e derivados (somente os integrais) possuem a vitamina.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *