Skip to content
abacate

Você sabia que o abacate conta com diversos benefícios para a saúde? Essa fruta é capaz de hidratar e manter a saúde do cabelo e da pele. Isso acontece por conta das vitaminas do complexo B e da vitamina E. Essa fruta também tem gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas.

Dessa maneira, neste artigo, o Blog da UnicPharma separou os benefícios principais do abacate e como você pode consumi-lo! Acompanhe tudo a seguir!

Abacate

O abacate conta com gorduras saudáveis, possuindo uma ação antioxidantes. Dessa maneira, ajuda a diminuir o colesterol e até mesmo a pressão arterial. Assim, cuida da saúde do coração. Essa fruta também pode ser incorporada em algumas dietas, focadas para a perda de peso. Inclusive, é uma boa opção para as pessoas que têm diabetes, pois é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, regulando a absorção de açúcares a nível intestinal.

No entanto, é muito importante que seja consumida por meio de pequenas porções, por ser uma fruta muito calórica. É importante destacar que o abacate pode ser consumido naturalmente ou até mesmo adicionado em saladas, cremes e vitaminas. Enquanto isso, a semente/caroço pode ser assada e, posteriormente, triturada. Logo depois, é possível adicioná-la em sucos, sopas, molhos e até mesmo no preparo de biscoitos, bolos, entre outros.

Principais benefícios do abacate

Entre os principais benefícios dessa fruta estão:

Previne o envelhecimento precoce

Entre os principais benefícios da fruta está o seu cuidado para a pele. Afinal, o abacate consegue combater rugas, celulite e estrias por ser um alimento completamente rico em vitamina C. Dessa maneira, ajuda a metabolizar o colágeno, uma substância que proporciona mais firmeza para a pele.

Além disso, a fruta também conta com antioxidantes, o que ajuda a proteger e evitar o envelhecimento das células da pele. Assim sendo, confere mais elasticidade, o que deixa a aparência mais bonita e, inclusive, mais saudável.

Favorece o ganho de massa muscular

A partir do momento que a fruta é consumida antes da atividade física, o abacate consegue ajudar na formação de massa muscular. Isso acontece porque o abacate é rico em gorduras boas, proporcionando mais energia ao organismo, realizando o treino. Além disso, também fornece proteínas, favorecendo a recuperação do músculo. Assim também, essa fruta também é rica em magnésio, que é um mineral muito importante para a contração muscular, além do potássio, que combate a fadiga e evita cãibras durante o treino.

Aumenta a hidratação e brilho do cabelo

Quando o abacate é utilizado para máscaras para o cabelo, a fruta aumenta a hidratação dos fios, o que favorece o seu crescimento. Dessa maneira, isso acontece por conta do fato de ser uma fruta rica em vitaminas do complexo B e E, além de gorduras. Dessa maneira, faz com que o cabelo fique mais saudável e, principalmente, mais brilhoso.

Ajuda a emagrecer

Rico em fibras, principalmente aquelas insolúveis, o abacate fornece cerca de 3 gramas de fibras por cada 100 gramas de fruta. Dessa maneira, as fibras permitem um maior controle do apetite, evitando o consumo dos alimentos em exceção. Isso acontece pois aumenta a sensação de saciedade, regulando o açúcar no sangue.

Além disso, como também possui vitaminas do complexo B, necessárias para o bom funcionamento do metabolismo, também se torna uma boa opção. No entanto, vale destacar que, por ser rica em gorduras, o abacate tem muitas calorias, o que faz com que seja recomendada a sua inclusão na alimentação por meio de pequenas porções.

Combate a prisão de ventre

O abacate, como é rico em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre, problema que acaba aumentando o volume das fezes. Assim sendo, a fruta favorece um melhor trânsito intestinal. Além disso, também é importante para que exista um aumento do consumo de água, a fim de que as fezes se tornem mais hidratadas e suaves, o que facilita a sua saída.

Melhora o funcionamento cerebral

Entre os principais benefícios do abacate está o seu cuidado com o cérebro, tornando melhor a capacidade de memória. Isso acontece por conta do ômega 3, que estimula a circulação sanguínea, além de aumentar a capacidade de concentração.

Além disso, como é uma fruta rica em ácido fólico e magnésico, também consegue ajudar na prevenção de demência, Alzheimer e depressão. Isso acontece porque participam da síntese de neurotransmissores, que ajudam a melhor a memória, concentração e motivação.

Previne doenças cardíacas

O abacate também é rico em fitoesterois, que são provenientes das gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Dessa maneira, ajuda a diminuir os marcadores sanguíneos, que aumentam o risco de possíveis doenças cardíacas. Assim também, reduzem o colesterol total, o colesterol mau (LDL) e os triglicerídeos. Além disso, também favorecem a síntese do colesterol bom, o HDL, o que evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias e promovem a saúde cardíaca.

Controla a pressão arterial

Como conta com boas quantidades de magnésio e potássio, minerais importantes para a redução da pressão arterial, o abacate favorece a eliminação do sódio por meio da urina – causado por conta do potássio. Além disso, através do magnésio, ajuda a aumentar a produção do óxido nítrico, composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Essa fruta é rica em gorduras boas. Além disso, é baixo em relação a carboidratos, tendo boa quantidade de fibras, o que torna uma excelente fruta para ser consumida – tanto por pessoas que possuem pré-diabetes, assim como pessoas que tenham diabetes. Isso acontece porque ajuda a regular a glicemia, evitando que ela fique elevada.

Como consumir?

Vale destacar, primeiramente, que não existe uma indicação específica em relação à quantidade de consumo de abacate diária. Assim sendo, a recomendação mínima é de 160 a 240 g por dia – o que equivale de 2 a 3 porções.

Ele pode ser consumido de forma natural ou ser adicionado a saladas, cremes e vitaminas. Assim como citado anteriormente, a semente do abacate também pode ser consumida depois de ser assada e triturada. A fruta também pode ser transformada em óleo, que também é ótima opção para o preparo de alimentos.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *