Skip to content

Os benefícios da rúcula são derivados de suas altas concentrações de vitamina A, vitamina C e compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina. Contém propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que ajudam a melhorar a saúde ocular, controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A rúcula também contém minerais como potássio e cálcio, necessários para regular a pressão arterial. Esse super verde também contém fósforo, magnésio e vitamina K, essenciais para manter os ossos saudáveis.

A rúcula é um vegetal de sabor levemente amargo e picante que pode ser consumido cru ou cozido, além de ser adicionado a saladas, molhos, ensopados ou sopas.

Benefícios para a saúde

Os principais benefícios da rúcula são:

1. Promover a perda de peso

A rúcula tem poucas calorias e cerca de 100 g de folhas cruas ou cozidas contém cerca de 29 calorias. Isso significa que eles podem ajudar em dietas para perder peso. Seu alto teor de fibras também mantém você saciado, o que reduz a fome e promove a perda de peso. 

2. Regulação dos níveis de açúcar no sangue

O extrato e o óleo das sementes de rúcula podem aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Contêm ácido alfalipóico, um poderoso antioxidante que reduz o estresse oxidativo relacionado a distúrbios metabólicos. 

Assim, a rúcula pode ser incorporada à sua dieta diária para ajudar a prevenir e tratar o diabetes. Além disso, a rúcula é rica em fibras que regulam a absorção de carboidratos no intestino, o que pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue e melhorar a resistência à insulina.

3. Controle da pressão alta

A rúcula contém grandes quantidades de nitratos e potássio, substâncias que promovem a vasodilatação. Isso facilita a circulação sanguínea ideal, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Isto é especialmente benéfico para aqueles com histórico de hipertensão.

Além disso, o magnésio e o cálcio presentes na rúcula também inibem a liberação de norepinefrina, neurotransmissor responsável pelo aumento da pressão arterial. Por esse motivo, a rúcula também pode reduzir a pressão arterial.

4. Prevenção de doenças cardiovasculares

A vitamina C, a luteína e a zeaxantina encontradas na rúcula têm ação antioxidante que ajuda a reduzir os danos aos vasos sanguíneos causados ​​pelo estresse oxidativo. Com o tempo, esse dano pode causar espessamento das paredes das artérias, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

A vitamina K presente na rúcula também previne a calcificação das artérias, enquanto sua fibra ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos. Isso pode reduzir a formação de placas de gordura nas artérias para ajudar a prevenir doenças cardíacas.

5. Melhorar a saúde ocular

A rúcula é rica em antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que atuam combatendo os radicais livres que podem danificar as células oculares. Portanto, o consumo regular pode ajudar a melhorar a visão e a saúde ocular.

Além disso, a rúcula possui grandes quantidades de caroteno e vitamina A, importantes para ajudar a manter saudáveis ​​as membranas das células oculares. Isto pode prevenir problemas de visão, como olhos secos, cegueira noturna ou degeneração macular relacionada à idade.

6. Manter a saúde óssea

A rúcula é rica em cálcio, fósforo e magnésio, minerais fundamentais para fortalecer os ossos e aumentar a densidade. Isso ajuda a manter os ossos saudáveis, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, e também reduzir o risco de fraturas.

Além disso, a vitamina K presente na rúcula retarda o metabolismo ósseo e promove a absorção do cálcio da dieta, o que ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis.