Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Alergias a bijuterias somem com o tempo
Coceira na orelha, bolinhas vermelhas no braço e outros desconfortos causados por brincos e pulseiras de bijuterias deixam muitas mulheres passando vontade na frente das vitrines. O problema, conhecido por dermatite de contato, costuma ser causado pelo níquel, elemento que faz parte da produção da maioria das peças de custo mais baixo.
A alergia ocorre quando a bijuteria entra em contato com a pele e os receptores que existem nela identificam esse objeto como um corpo estranho. Tem início a produção de anticorpos e, dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local , explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz.
A vermelhidão também pode aparecer em reação ao aço, à prata e ao ouro caso mais raro de todos, por ser um mineral puro. A bijuteria, por ter maior possibilidade de conter outras substâncias além do metal, possibilita maiores chances de uma reação alérgica , afirma a médica.
Não há como evitar uma alergia. Ela é desencadeada por conta de uma reação do organismo a determinado objeto. O único jeito de se livrar do problema é evitar o contato. No caso de brincos, há a possibilidade de substituir os que causam alergia pelos antialérgicos e de ácido cirúrgico, que são encontrados em farmácias e custam menos do que uma jóia. Caso a alergia persista, uma pomada a base de corticóides pode aliviar os sintomas , explica a dermatologista. Mas o uso do medicamento só deve ser feito com orientação de um especialista para evitar novas alergias .
Usar um esmalte ou base transparente para controlar as alergias é uma das receitas populares mais comuns. Antes de colocar a peça, as pessoas passam uma camada de base, formando uma película sobre a pele. Mas, segundo a dermatologista, o isolamento acontece durante um período muito curto. A reação da pele vai ocorrer de qualquer forma, mesmo com o esmalte, só vai demorar um pouco mais , afirma Samar Harati. E o esmalte ainda pode causar outro tipo de alergia, já que não foi testado para esse tipo de uso.
A dermatite pode ir além das orelhas e pescoço. Quanto mais o paciente entrar em contato com o material que está causando a alergia, maiores são as chances de que o organismo esteja alerta a esse tipo de material, desencadeando alergias a outras áreas do corpo. Se o botão da calça que você usa é do mesmo material que o brinco, o organismo vai rejeitar da mesma forma, provocando vermelhidão na região do umbigo , afirma a especialista.
Do mesmo jeito que chegou, sem avisos, a alergia pode passar com o tempo. Mas isso depende do organismo de cada um. Da mesma forma que identificou o material como nocivo ao organismo, pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma , finaliza a dermatologista.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments