Skip to content
Câncer de Ovário: como prevenir?

Os ovários são órgãos do tamanho de uma amêndoa – um de cada lado do útero – que armazenam óvulos e produzem hormônios femininos. Quando você tem câncer de ovário , células malignas começam a crescer no ovário. Então, o Blog da Unic traz algumas dicas para prevenir a doença, no Dia Mundial do Combate contra o Câncer de Ovário.

O câncer que começa em outra parte do corpo também pode se espalhar ou formar metástases para os ovários, mas isso não é considerado câncer de ovário. Em suma, difícil de detectar e se espalha mais rápido do que qualquer outro câncer no sistema reprodutor feminino.

Como se sabe muito pouco sobre as causas específicas do câncer de ovário, não há uma longa lista de maneiras de evitá-lo.

Se seu histórico familiar aponta para um risco mais alto, seu médico pode ajudá-lo a decidir a melhor maneira de lidar com sua situação. As opções incluem teste genético e aconselhamento. Se o risco for alto, você pode decidir remover seus ovários por precaução. Esta cirurgia se chama de ooforectomia profilática.

Assim, comer uma dieta pobre em gordura pode reduzir o risco de câncer de ovário e, em geral, fazer exercícios e manter um peso saudável pode reduzir o risco de muitas doenças.

Outras coisas que podem diminuir suas chances de câncer de ovário incluem:

  • Amamentação
  • Ligadura de trompas para evitar a gravidez (também conhecido como “amarrar as trompas”)
  • Tomando controle de natalidade hormonal
  • Uso diário de aspirina (embora se você ainda não estiver fazendo isso por outro motivo médico, você não deve começar apenas para prevenir)
  • Histerectomia (cirurgia para remover o útero e o colo do útero)

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images 

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *