Skip to content
doar sangue depois de fazer tatuagem (Foto: Remove Tatto)

A doação de sangue vem crescendo no Brasil nos últimos anos, tendo uma queda por conta da pandemia de covid-19. Mas, algumas dúvidas dos aspirantes a doadores são frequentes e uma delas é referente a tatuagens e piercings, ou seja, essas pessoas podem doar sangue?

Primeiramente, para quem tem tatuagens a prazo é de um ano. Isso se dá pelo fato de no momento do procedimento, algum vírus ou bactéria pode penetrar sua corrente sanguínea. Logo, se você detém qualquer substância maléfica em seu sangue, passa diretamente para a pessoa que o recebe.

Enquanto isso, uma pessoa que tenha colocado um piercing, desde que não seja um piercing em região de mucosa, seja ela, mucosa oral, mucosa genital, pode. Nesses casos, para doar sangue deve ser feita a retirada dos piercings e a espera de 12 meses.

Além disso, em ambos os casos, quem colocou um piercing ou tatuagens, também deve esperar o prazo de 12 meses. Visto que é o tempo hábil para o organismo expulsar os vírus e bactérias do organismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem colocou piercings ou tatuagens antes deste período de 12 meses deve evitar a doação e ser sincero no momento da entrevista. Pois, insistir com a prática, pode prejudicar a pessoa que receber o sangue, ou seja, ao invés de ajudar, você estará atrapalhando.

Foto Destaque: Divulgação / Remove Tatto

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *