Skip to content

Cacau em pó garante maior saúde cardiovascular

Rico em fibras e minerais, alimento também melhora humor e funções cognitivas

É possível nos sentir mais felizes e menos estressados quando comemos um pedacinho de chocolate, certo? Isso ocorre, pois o cacau, sua matéria-prima, produz no organismo um neurotransmissor chamado serotonina, responsável por uma sensação de bem-estar. O fruto tem ação antioxidante e anti-inflamatória. O chocolate, porém, é um alimento muito gorduroso e rico em açúcar, o que não é ideal para a saúde. E então como podemos usufruir dos benefícios do cacau sem preocupações?

Consumir o cacau em pó e sem açúcar é o jeito mais adequado e saudável de favorecer o organismo. O alimento é rico em vitaminas C e E, e contém muitas fibras e minerais como ferro, potássio e sódio. Os fitoquímicos e flavonoides antioxidantes deste mantimento combatem os radicais livres e garantem maior saúde cardiovascular, além de prevenir o envelhecimento precoce e regular a flora intestinal.

Pessoas em dieta também podem enxergar o cacau em pó como parceiro. O alimento é rico em polifenóis, uma substância ligada à queima de gordura. Outra vantagem é a presença de fósforo, magnésio e cálcio, que colaboram para a formação de tecidos, ossos e nervos.

Por melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, o cacau em pó contribui para o bom funcionamento do sistema cognitivo. Ele também auxilia pessoas diabéticas, pois aumenta a ação da insulina no corpo humano. A presença da catequina no alimento é importante, pois esse fitonutriente ajuda a controlar a pressão arterial.

Para o consumo, o cacau em pó combina muito com frutas e iogurtes. Algumas pessoas gostam até de fazer bolos e cookies utilizando o ingrediente. Porém, é necessário evitar misturá-lo com bicarbonato de sódio, pois isso reduz os componentes ativos do fruto. Já o leite não deve ser aliado ao alimento, pois diminui a absorção dos flavonoides.

O fruto em pó pode ser encontrado para compra tanto em supermercados como em lojas de produtos naturais. Para que a experiência seja a mais saudável possível, é bom que o consumidor prefira o cacau em pó livre de açúcar e gorduras.

Mesmo sendo bom para a saúde, é sempre adequado consultar um médico nutrólogo para saber a quantidade certa do alimento recomendada para um dia. O cacau em pó possui cafeína, que pode causar insônia e até problemas gástricos. Além disso, a presença de oxalato pode contribuir para o surgimento de cálculo renal.

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *