Skip to content

Fibras e cereais integrais diminuem risco de câncer colorretal

Uma porção de dez gramas ao dia pode reduzir a incidência em 10%

O hábito de ingerir uma dieta rica em fibras, particularmente de cereais e grão integrais, está associado à redução do risco de câncer colorretal, de acordo com um novo estudo que integra todas as evidências disponíveis no British Medical Journal até hoje.

A análise combinou resultados de 25 estudos que envolvem, ao todo, quase dois milhões de pessoas. Os resultados mostram que cada 10 gramas diárias de fibras podem reduzir 10% do risco de câncer de cólon e reto. Já a adição de três porções (90 g/dia) de grãos integrais foi associada a uma redução de cerca de 20%.

Não foi encontrada nenhuma evidência significativa de que a fibra vinda de frutas ou vegetais reduz o risco de câncer colorretal. No entanto, um estudo anterior já havia mostrado uma redução do risco devido à alta ingestão de frutas e vegetais, o que sugere que há outros componentes nesses alimentos que atuam na redução deste risco.

O aumento da ingestão de fibras e cereais integrais também reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, mortalidade, sobrepeso e obesidade. Existem, portanto, vários benefícios à saúde vindos do aumento da ingestão de fibras e substituição de grãos refinados por grãos integrais.

Frutas e vegetais diminuem a incidência de câncer colorretal

Pesquisadores da University of Western Australia e Deakin University, ambos na Austrália, descobriram que o consumo de vegetais do tipo brassica (couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e brócolis) foi associado à diminuição do risco do câncer no cólon proximal e distal. Já a maçã foi relacionada a um risco menor de câncer no cólon distal.

O estudo, publicado no Journal of the American Dietetic Association, investigou a ligação entre frutas e vegetais e três tipos de cânceres em diferentes partes do intestino: câncer de cólon proximal, cólon distal e retal. Foram analisados 918 participantes com diagnóstico confirmado de câncer colorretal e 1021 pacientes sem histórico da doença. Os indivíduos completaram questionários médicos e nutricionais extensos.

Ao final da análise, o consumo dos vegetais do tipo brassica foi associado à redução da incidência de câncer de cólon proximal. Para o câncer de cólon distal, o consumo de frutas e vegetais aparentaram diminuir o risco. Neste tipo de câncer de cólon, ainda, a incidência foi diminuída com o consumo de vegetais de cor amarelo-escuro e maçãs com essa mesma coloração.

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *