Skip to content

Cor dos alimentos entrega seus nutrientes

Prato colorido é garantia que nenhum nutriente está faltando

Já sabemos que devemos ter sempre uma alimentação bem colorida e bem variada para dar ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa e garantir assim muitos benefícios que estes alimentos proporcionam ao organismo, como a prevenção de certas doenças. As cores dos alimentos variam do roxo, passando pelo verde, até chegar ao amarelo. Cada uma delas indica uma propriedade e, justamente por esta razão, todos os alimentos, principalmente as frutas, legumes e verduras, não podem faltar no prato.

Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior dividem frutas, verduras, legumes e cereais por cores e mostram que, em cada refeição, o ideal é ingerir uma porção de cada um dos diferentes grupos. Prepare sua refeição mais colorida possível para, além de proporcionar mais nutrientes ao organismo, deixar sua refeição mais atrativa e saborosa.

Cada cor indica uma propriedade e, justamente por esta razão,todos os alimentos não podem faltar no prato. 

  • Os alimentos azulados e arroxeados (uva, ameixa, figo, beterraba, berinjela, repolho roxo) possuem substâncias que ajudam a retardar o envelhecimento e auxiliam no combate ao colesterol indesejável.

    -Já os alimentos de cor verde (kiwi, limão, abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, pepino, salsa, vagem e outros vegetais) contêm clorofila, vitamina A e ferro, auxiliam a defesa do organismo, atuam contra anemia, protegem o cabelo e a pele, e de quebra ajudam a prevenir o aparecimento de câncer. Por isso, mesmo que o seu filho não goste, coloca pelo menos um alimento verde em seu prato.
  • Os alimentos vermelhos (tomate, morango, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho) possuem licopeno e antocianina, substâncias que estimulam a circulação do sangue, protegem o coração, diminuem o risco de alguns tipos de câncer.

    -Os alimentos de cor amarela ou alaranjada (abóbora, cenoura, mamão, manga, laranja, caqui, damasco, pêssego) contêm carotenóides, vitaminas A e C, que protegem o coração e tem papel importante na visão, além de manter o sistema nervoso saudável. Também auxiliam na resistência contra diarréia, doenças respiratórias e previnem alguns tipos de câncer.
  • Alimentos brancos (leite, queijo, banana, couve-flor, batata, arroz e cogumelo) são alimentos fontes de cálcio e potássio, minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos. Também são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
  • Os alimentos marrons (cereais integrais como arroz, trigo e centeio, nozes, aveia, castanhas) são ricos em vitamina E e vitaminas do complexo B. Nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem as doenças cardiovasculares e o câncer.

Voltar

This Post Has 4 Comments

  1. […] Rico em nutrientes, o chocolate amargo pode afetar positivamente a sua saúde. Assim, feito a partir da semente do cacaueiro, é uma das melhores fontes de antioxidantes do planeta. Mas, como em excesso pode trazer diversas dificuldades e malefícios. Dessa maneira, o Blog da Unic alerta para os riscos que ele pode causar se essa ”delícia” for ingerida em excesso. Confira! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *