Skip to content

Evite manchas e alergias após a depilação

Deixe a pele lisinha por mais tempo com sete cuidados simples

A depilação agride a pele em qualquer época do ano. Mas, no verão, os riscos são ainda maiores – e não só por causa do intervalo menor entre uma retirada de pelos e outra. O sol, o contato com a areia da praia e com o cloro da piscina aumentam a sensibilidade e agravam o risco de alergias e de queimaduras.

Tomar cuidados especiais é o único jeito de se livrar dos pelos sem passar dias com a pele ardendo ou coçando. E não adianta achar que tem método mais seguro ou eficiente do que outro. “Todos os tipos de depilação prejudicam a pele de alguma maneira, é preciso saber lidar com isso”, afirma a dermatologista Gabriela Casabona, especialista. Ela e outros profissionais contam os cuidados indispensáveis para evitar desconfortos.

Depilar pede hidratação

Sempre que é feita a depilação, os queronócitos (elementos que dão sustentação à pele) são removidos, assim como a camada superficial de oleosidade que protege a pele. “Essa película protetora é recuperada mais rapidamente com ajuda da hidratação”, afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira, proprietária do centro de estética integrado Roseli Siqueira. Ela recomenda ficar dois dias sem tomar sol após a depilação, seja com cera, gilete ou outro método. O cuidado evita manchas e garante que a vermelhidão não se transforme em alergia.

Cuidado com o que você passa na pele

Se, após a depilação, você passar um produto a base de álcool ou ácidos, a pele vai manchar. Segundo a cosmetóloga Roseli Siqueira, até o excesso de sabonete em locais sensíveis após a depilação, como a virilha, pode escurecer essas regiões. A profissional recomenda que a hidratação, após a depilação, seja feita com óleos e cremes à base de macadâmia e aloe vera.

Protetor solar

O filtro solar não irrita a pele. Mas ele não tem poder hidratante suficiente para recuperar o que foi perdido na depilação. No caso da depilação a laser, cuidado com as casquinhas que podem se formar após o procedimento, se expostas ao sol elas também geram manchas. O ideal é passar o hidratante e, após a absorção, usar um filtro solar com FPS 30, no mínimo ? o produto é aliado na prevenção de marcas escuras.

Puxe com cuidado

Ao fazer qualquer tipo de depilação, remova os pelos no sentido do nascimento dos pelos. Isso serve para ceras, maquininhas de depilar e até para a pinça. Dessa maneira o pelo sai mais fácil e não ocorrem lesões ou sangramentos. Evite também cutucar a pele para retirar o pelo, o que pode gerar manchas, e passar a cera na pele mais de uma vez, o que pode gerar manchas. Roseli Siqueira orienta a espaçar as depilações. “Uma vez por mês é o ideal, porque a pele tem condições de se recuperar, diminuindo os riscos de manchas e inflamações”.

Atenção à lâmina

Se você raspa os pelos, lembre-se de descartar as lâminas após o uso, evitando a infecção por bactérias. Uma loção à base de antibiótico e anti-inflamatório, recomendada pela dermatologista, ajuda a evitar inflamações. E não esqueça a hidratação.

Clarear os pelos

Uma alternativa para conviver com os pelos é o clareamento. A cosmetóloga Roseli Siqueira ensina que o procedimento deve ser feito por, no máximo, 15 minutos. “Deixar o produto em contato com a pele por um tempo superior a esse, além de aumentar o risco de alergias, deixa o pelo muito claro e ouriçado”, explica. Importante: faça o teste de sensibilidade antes do uso, para se certificar de que não haverá reações alérgicas.

Pelos encravados

Algumas lâminas causam microtraumas e alergias, que levam ao encravamento. Uma dica da dermatologista Gabriela: se você tem alergia às bijuterias, é bem provável que também seja alérgica ao metal das lâminas. Para diminuir esse incômodo, esfoliações duas vezes por semana após a depilação, além de loções com anti-inflamatório e antibiótico são indicadas. “Quem sofre com pelos encravados, deve experimentar a cera quente. O calor abre os poros e favorece a remoção completa dos pelos, que não se quebram”, ensina a cosmetóloga.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *