Skip to content

Mitos e verdades sobre os alimentos

Leite, sal, calorias: o que é realmente verdade

1. O leite desnatado tem menos cálcio em relação ao integral?

Não. O leite desnatado indica que ele tem menos gorduras em relação ao integral. O nutriente que está em menor quantidade na versão desnatada do leite são as gorduras.

Por apresentar menor teor de gorduras, o leite desnatado apresenta menos calorias. Dessa maneira, para ter uma alimentação mais saudável, controlando a quantidade de gorduras saturadas, de colesterol e de calorias, deve-se optar pela versão desnatada. (clique aqui e saiba mais sobre orlistat em Maua)

2. Qual a diferença entre o sal comum e o sal light?

O sal comum também é conhecido como cloreto de sódio. Pessoas que têm tendência à pressão alta ou já apresentam hipertensão devem reduzir o consumo de sódio. O sal é o ingrediente que mais fornece sódio na dieta.

Por isso, a indústria de alimentos, visando atender essas pessoas, desenvolveu o sal light contendo metade da quantidade de sódio em relação ao tradicional. No sal light, além do cloreto de sódio há, também, o cloreto de potássio.

3. Quais são os nutrientes que fornecem calorias ao alimento?

Os nutrientes que fornecem calorias ao alimento são os macronutrientes. Eles são os carboidratos, proteínas e gorduras. Cada grama de carboidratos ou proteínas fornecem 4 calorias. Já, as gorduras apresentam, por grama, 9 calorias.

Para saber a quantidade de calorias do alimento, basta multiplicar a quantidade em gramas de carboidratos e proteínas por 4 e a de gorduras por 9. A soma dos 3 resultados será a quantidade de energia do alimento.

4. Por que uma quantidade de um alimento pode ser menor calórico do que outro alimento em menor quantidade?

Como pode uma maçã de 100 gramas ter a mesma quantidade de calorias em 10 gramas de chocolate?

Simples: a maçã apresenta maior quantidade de água. A água “dilui” os nutrientes já, no chocolate, os nutrientes estão mais concentrados.

Dessa maneira, opte por alimentos ricos em água, como legumes, verduras e frutas. Por serem menos calóricos, eles poderão ser ingeridos em maior quantidade, dando a sensação de saciedade e ajudando na dieta.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *