Skip to content

Rótulos de alimentos light podem enganar o consumidor

Para o produto ser considerado light ele tem que conter uma redução de 25% em componentes como gorduras e calorias

A preocupação com o peso faz centenas de pessoas se tornarem obcecadas em olhar os rótulos dos produtos lights para ver os seus nutrientes e a quantidade de calorias que estão consumindo. É ai que podemos conferir a quantidade de erros presentes nessas embalagens.

A legislação brasileira diz que para o produto ser considerado light ele tem que conter uma redução de 25% em um ou em todos os seguintes componentes: gordura, sódio, colesterol, açúcares ou calorias do seu produto sobre o seu similar não light. Exemplo: o pão de forma normal, que contêm 100 calorias, para ser considerado light precisa apresentar no máximo 75 calorias.

Mas existem muitos artifícios para mascarar essa legislação. Em muitos casos os fabricantes não reduzem as calorias, mas sim a quantidade do produto nos rótulos. Pão de forma normal, não light, contém 50 calorias por fatia e essa fatia tem 30 gramas. O pão light contém 35 calorias, porém essa fatia tem apenas 20 gramas.

Basta apenas fazer uma regra de três para comprovar o absurdo. Mas se não quiserem fazer o cálculo informo: o pão normal tem 0.6 calorias por grama e o light 0,54. Concluindo a redução é de apenas 0,06 calorias por grama, praticamente insignificante. Em alguns casos o absurdo é tão grande que o light tem mais caloria que os não light.

Aproximadamente 70% dos produtos lights podem ser substituídos por produtos não lights, de outras marcas, com o mesmo efeito, o que mostra como a legislação brasileira é falha.

Uma bolacha normal de determinada marca apresenta 100 calorias por 100 gramas do produto, e a bolacha light 75 calorias por 100 gramas do produto. Até aí, pela legislação em vigor, nenhuma irregularidade. Mas o consumidor não sabe disso e deixa de comprar a bolacha de outra marca, não light, muito mais barata que a bolacha light dessa primeira, que contém menos calorias: 50 calorias por 100 gramas do produto.

Como a população desconhece este fato, acaba comprando o produto acreditando no rótulo que consta como light.

Em muitos casos os fabricantes não reduzem as calorias

Minha luta é tentar encaminhar um projeto de lei para padronizar os produtos por categoria. Para que o produto seja considerado light tem que ter um mínimo de quantidade de calorias e não apenas reduzindo 25% de seu original, assim a população poderia comprar esses produtos com mais tranqüilidade e pagando o preço justo, pois os produtos ligths são muito mais caros.

Esse assunto é muito sério, pois no Brasil 40% da população está acima do peso ideal e confia no que os rótulos mostram as pesquisas. Além da obesidade a hipertensão é outra doença grave que atinge 30 milhões de pessoas no Brasil e alguns macarrões instantâneos light contém mais sódio que uma pessoa normal pode ingerir em um dia inteiro, podendo se tornar um veneno para os hipertensos. É um crime contra a saúde pública.

Mas, vale lembrar que existem empresas sérias que vendem produtos realmente light, mas em contrapartida existem aqueles multinacionais e de renome no mercado, que não estão preocupadas com esse problema, querendo apenas obter lucro a qualquer custo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *