VITAMINA A: Combustível essencial para garantir o bom funcionamento do organismo - Blog Unicpharma
Vitamina A

VITAMINA A: Combustível essencial para garantir o bom funcionamento do organismo

Já sabemos que o corpo humano depende de muitas vitaminas para funcionar bem. No entanto, boa parte delas não são produzidas pelo nosso organismo. Para as crianças, as vitaminas são o combustível que garante o desenvolvimento físico, cerebral e motor para chegar até a vida adulta. Entre as muitas letras de vitaminas que precisamos, o Blog da Saúde destaca desta vez a vitamina A.

Quem tem deficiência de vitamina A pode ter complicações nos olhos, como alterações na retina, conjuntiva e córnea, causando redução da sensibilidade à luz até a cegueira parcial ou total. Além disso, as baixas concentrações da vitamina pode aumentar a ocorrência de agravos a saúde, como diarreia e doenças respiratórias. Mas com a ingestão de vitamina A adequada, as crianças de seis meses a quatro anos, por exemplo, têm o risco de mortalidade por diarreia reduzido em 28% e de mortalidade por todos as causas, em crianças com HIV positivo, em 45%.

A suplementação da Vitamina A no país iniciou na década de 80, em parceria com organismos internacionais como Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). E foi em 2005 que a suplementação foi formalmente instituída, através da Portaria nº 729/2005, sendo o Ministério da Saúde o responsável pela aquisição e distribuição para os Estados.

Onde encontramos vitamina A


Os bebês até os seis meses de vida podem encontrar a vitamina A no leite materno. Com a introdução dos alimentos, para crianças acima de seis meses, além do leite, a vitamina pode ser encontrada no fígado bovino cozido, cenoura crua, manga, acerola, abóbora cozida, melão, ovo cozido, brócolis cozido, espinafre cozido, pitanga, leite de vaca integral, couve refogada, mamão papaia, rúcula, goiaba, cenoura cozida, alface lisa, agrião e tomate (a lista está organizada do maior para o menor alimento com mais vitamina).
Na prática, a vitamina A está nos alimentos de origem animal, vegetais folhosos verdes, vegetais amarelos, e frutas amarelo-laranjadas.

Vitamina A na vida adulta

No corpo do adulto, a vitamina A participa da formação dos glóbulos vermelhos e no transporte de ferro no organismo. Sua carência pode ser responsável pelo desenvolvimento de anemia e ainda aumentar a incidência de infecções respiratórias e diarreia.
Muitas vezes as pessoas só percebem que precisam de uma vitamina quando o exame de sangue acusa que há deficiência no organismo. Mas para evitar esse problema, o melhor é manter bons hábitos alimentares sempre.

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