Skip to content

Inchaço na pálpebra? Pode ser calázio

se caracteriza por uma lesão da pálpebra, que frequentemente é decorrente da má evolução do terçol

Calázio se caracteriza por uma lesão da pálpebra, como um nódulo persistente geralmente decorrente da má evolução de um terçol (também conhecido como hordéolo). Alguns dos seus sinônimos são:lipogranuloma da glândula meibomiana, calázia, chalázeo.

Porque surge o calázio
Ele é provocado pela inflamação da glândula de meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho), e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. 

A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto de saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada. Essa obstrução leva à formação de um nódulo na pálpebra: o calázio.
Sintomas A evolução é muito parecida com a de terçol. A pálpebra geralmente fica:

  • Sensível
  • Vermelha
  • Inchada e quente

Tratamento de calázio
Em geral, ele desaparece sozinho. O tratamento consiste na aplicação de compressas mornas e higiene da região com shampoo infantil neutro. Medicamentos com corticoides e antibióticos podem ajudar. Se o quadro for reincidente, com frequência, o oftalmologista pode optar por realizar uma cirurgia para retirada da glândula.
Formas de prevenção
Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que apareceram lesões oculares. Essas ações simples devem contribuir para evitar o aparecimento do calázio. 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *